MBA em Planejamento Tributário

Sobre o curso

Modalidade
Presencial

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar
Valores p/ 2019-1. Aguarde nova tabela.

Por que na Anhembi

Os aspectos tributários no contexto brasileiro são notoriamente complexos, sendo um dos componentes do chamado “custo Brasil”. A alta carga tributária vigente no país nos âmbitos municipal, estadual e federal, bem como o cumprimento das obrigações fiscais, provoca um ônus significativo às organizações e, muitas vezes, dificulta ou até inviabiliza muitas operações – até mesmo a sua sobrevivência.

Empresas nacionais e multinacionais com atuação no território nacional aguardam há décadas uma reforma efetiva que reestruture os padrões tributários e simplifique o sistema nacional de impostos, pois existem dezenas de tributos exigidos em nosso país entre impostos, taxas e contribuições.

Não obstante, há ainda a edição de grande quantidade de normas que regem o sistema tributário, oriundas dos 3 entes tributantes. O volume elevado de informações e sua contínua complexidade acabam dificultando a aplicação de rotinas e o planejamento efetivo.

A priori, os envolvidos na área ou setor de tributos das empresas dispõem de um tempo restrito para se dedicar ao estudo e atualização frente às legislações pertinentes, resignando-se ao cumprimento das rotinas e recolhimento dos tributos, às vezes de forma imprecisa ou incorreta. Há ainda dezenas de obrigações acessórias que uma empresa deve cumprir para tentar estar em dia com o fisco: declarações, formulários, livros, guias, etc.

Diante disso, diversas pesquisas vêm sendo realizadas sobre a carga tributária efetiva das empresas e seus reais impactos sobre a estrutura de capital e níveis de investimento.  A mensuração dos impactos dos tributos incidentes sobre o valor agregado de produtos e serviços (variáveis como: setores econômicos, atividades, porte econômico das empresas, tipo de produtos, região de comercialização e logística e incentivos fiscais) representa um elemento essencial no processo de gestão tributária e criação de vantagem competitiva para os diversos setores econômicos.

Nesse contexto, e considerando-se a concorrência acirrada presente na maioria dos segmentos econômicos, uma gestão tributária eficaz, mediante o uso dos conceitos contábeis combinados com o conhecimento e a correta interpretação da legislação fiscal, se faz imprescindível para a maximização dos resultados das organizações.

O MBA em Planejamento Tributário prepara o estudante para utilizar as técnicas contábeis e a legislação fiscal, na elaboração de planos que possibilitem a economia tributária e, consequentemente, por meio da gestão eficiente e eficaz dos tributos e contribuições, otimizar os resultados das organizações. O curso foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar aos participantes uma visão aprofundada sobre o processo de incidência dos tributos e seus impactos sobre o desempenho das organizações.

Inovação

A Universidade Anhembi Morumbi tem em sua essência a inovação, sempre alinhada às necessidades do mercado. A metodologia de ensino adotada na Anhembi Morumbi prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e globalizado, levando-os a experimentar e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que desenvolve uma visão crítica na busca de soluções para os desafios do dia a dia.

Infraestrutura

A Anhembi Morumbi dispõe de infraestrutura com padrão internacional, o que reforça o compromisso da Universidade em formar profissionais empreendedores e inovadores, cientes de seu papel na construção de uma sólida e promissora comunidade global, por meio de uma atuação sólida e responsável.

Corpo docente

Professores orientados por uma visão aplicada quanto aos conteúdos são altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho. O MBA oferece um conjunto de disciplinas que possibilitarão compreender os aspectos físico e humano envolvidos na sua área de atuação.

A quem se destina

Profissionais graduados – bacharelado ou tecnológico – em áreas afins, como:

  • Profissionais graduados, envolvidos com as áreas de Contabilidade, Administração, Advocacia ou outras, e que desejam aprofundar conhecimentos em gestão contábil-tributária;
  • Profissionais em início de carreira que buscam assumir posições gerenciais;
  • Empreendedores de diversos segmentos que necessitam do entendimento de conceitos contábeis e tributários para aplicar em seus negócios;
  • Gestores que desejam se aprofundar em conceitos de contabilidade e gestão tributária.

Objetivos

O curso de MBA em Planejamento Tributário pretende capacitar o profissional para habilidades, como:

  • Realizar auditoria contábil, patrimonial, tributária, fiscal, de custos, trabalhista e financeira em uma organização, seguindo a legislação vigente;
  • Avaliar e emitir parecer técnico em sua área de formação;
  • Gerenciar, elaborar e avaliar estratégias para elaborar um adequado planejamento tributário;
  • Mapear processos, buscando a maximização dos resultados pela economia tributária a partir da gestão dos tipos de regime de tributação dos sistemas simplificados;
  • Registrar, apurar e analisar a geração de tributos e informações fiscais da organização, mantendo a viabilidade do negócio, seguindo a legislação vigente.

 

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Suporte Acadêmico

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

Grade curricular

  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais
  • Ferramentas Práticas para Inovação
  • Projeto de Experiência (módulo optativo a ser selecionado pelo estudante)
  • Direito Aplicado à Negócios
  • Governança Corporativa
  • Tecnologia da Informação Aplicada à Negócios
  • Direito Tributário
  • Contabilidade Gerencial e Financeira
  • Contabilidade de Instrumentos Financeiros
  • Planejamento Tributário de Pequenas e Médias Empresas
  • Contabilidade Societária
  • Legislação de Tributos Federais, Estaduais e Municipais
  • Gestão Tributária Internacional
  • Auditoria de Impostos e Contribuições Fiscais
  • Auditoria Tributária e Trabalhista
  • Simulações em Planejamento Tributário
A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)