Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva

Sobre o curso

Modalidade
Presencial

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

O Curso de Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Esportiva oferece ao profissional um amplo mercado de atuação, que vai desde a atividade em equipes multidisciplinares e interdisciplinares de saúde, até a atuação no âmbito da pesquisa, gerência, docência e clínica capacitando para aspectos preventivos, curativos e reabilitadores em pacientes com afecções musculoesqueléticas e esportivas, proporcionando um atendimento com qualidade através do raciocínio clínico e funcional para avaliação, reabilitação e prevenção na área da fisioterapia em ortopedia, traumatologia e esportiva.

Carreira

O fisioterapeuta da área de ortopedia, traumatologia e esportiva costuma ser o mais lembrado quando falamos em fisioterapia. Boas oportunidades se concentram em hospitais, clínicas médicas, consultórios, centros de reabilitação, academias e clubes esportivos além de universidades e centros de pesquisas.

Para se destacar na área, o profissional precisa ter algumas características pessoais. Além do comprometimento, necessário para qualquer carreira, o fisioterapeuta da área de ortopedia, traumatologia e esportiva precisa ser dinâmico, ter interesse por pesquisa e habilidades físicas específicas.

Infraestrutura Completa

Temos uma estrutura completa de laboratórios e salas específicas, que contam com um espaço de 4.000,00 m² onde será possível desenvolver suas competências e vivenciar a sua futura profissão na prática.

Empregabilidade

O mercado de trabalho para fisioterapeuta da área de ortopedia, traumatologia e esportiva é recheado de oportunidades em diversos segmentos. A formação ampla deste fisioterapeuta permite que ele participe de todos os processos desde a prevenção, promoção, reabilitação de afecções além de poder atuar em pesquisas cientificas e universidades.

Ensino Inovador

Nosso curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o seu sucesso profissional. Para isso, contamos com metodologias ativas diversas, além de trocar experiências com professores.

A quem se destina

Graduados em Fisioterapia, em curso reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Objetivos

· Realizar atividades de educação em saúde em fisioterapia esportiva, ortopédica e traumatológica, instrumentalizando o indivíduo, a família e a sociedade, buscando promoção e prevenção em saúde, evidenciando estratégias ortopédicas saudáveis e aplicáveis no dia a dia, respeitando as influências culturais e econômicas.

· Realizar o acolhimento, coleta de dados para anamnese, avaliação/diagnóstico cinético-funcional integral, testes especiais, diferenciais e específicos para ortopedia e traumatologia, prognóstico e plano de tratamento do ser humano em seus diferentes ciclos de vida, em ortopedia e traumatologia, assim como no esporte, considerando os diferentes níveis de atenção à saúde.

· Produzir e implementar ações fisioterapêuticas para prevenção de agravos, promoção e reabilitação da funcionalidade em distúrbios traumato-ortopédicos, diferenciando os tipos de protocolos terapêuticos, pautados em métodos e técnicas baseadas em evidências científicas, nas práticas clinicas e no contexto socioeconômico e cultural do indivíduo, de forma humanizada e empática.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Suporte Acadêmico

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

  • Profa. Marilia Simões Lopes Quintana

    Doutoranda em ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo –FMUSP. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de São Paulo – FMUSP. Pós-graduada no Aparelho Locomotor no Esporte pela Universidade Federal de São Paulo (CETE-UNIFESP). Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade do Rio Grande do Sul PUC-RS. Docente do Curso de Graduação em Fisioterapia da Universidade Anhembi Morumbi e do Curso de Pós-graduação das Universidades Estácio de Sá e FMU. Pesquisadora do Laboratório do Estudo do Movimento.
  • Profa. Luciana Auad

    Doutoranda em Educação em Saúde pela Faculdade de Medicina da USP, Mestre em Fisiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Pós-graduada Lato Sensu e Especialização profissional em Acupuntura, Pós-graduada Lato Sensu em Fisioterapia Dermato-Funcional, possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário São Camilo (2005). Atualmente é Coordenadora do Curso Fisioterapia da Universidade Anhembi Morumbi e docente da Pós-graduação em Fisioterapia Dermato-Funcional da Universidade Anhembi Morumbi. Revisora Técnica da Editora Cengage Learning e Parecerista da Editora Yendis.

Grade curricular

Pensamento Crítico e Resolução e Problemas Profissionais

Ferramentas Práticas para a Inovação

Projeto de Experiência (módulo optativo a ser selecionado pelo estudante)

Biossegurança e Segurança do Paciente

Bioética e Humanização em Saúde

Saúde Baseada em Evidência

Anatomia e fisiologia da dor

Imaginologia e biomecânica

Avaliação, diagnóstico e diagnóstico diferencial

Lesões traumatológicas e ortopédicas

Lesões traumatológicas e ortopédicas em queimados

Promoção e prevenção de lesões ortopédicas, traumatológicas e esportivas

Reabilitação de lesões ortopédicas e traumatológicas

Reabilitação de lesões no esporte

Reabilitação por fisioterapia manipulativa

 

 

 

 

 

 

 

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Mais Informações

Português (Brasil)
English Português (Brasil)