ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATOFUNCIONAL

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Duração
3 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

A Fisioterapia Dermatofuncional tem como objetivo prover a recuperação físico-funcional dos distúrbios endócrino/metabólicos, dermatológicos e musculoesquelético, com um caráter assistencial mais amplo em relação ao trabalho “estético” principalmente no tocante à saúde da mulher.

Uma especialidade em crescimento.

Atualmente a especialidade é uma das mais procuradas no meio acadêmico como uma área que vem oferecendo oportunidades de emprego em virtude da carência de profissionais especializados nessa área.

Diante desta situação os profissionais graduados vêm buscando no mercado cursos de formação e especialização na área de fisioterapia Dermatofuncional com o objetivo de alcançar condições ideais de inserção neste mercado promissor que exige conhecimentos específicos.

A realização destes cursos também contribui para o crescimento da fisioterapia enquanto profissão regulamentada por lei.

Teoria e prática para seu crescimento profissional

O curso possibilita ao pós-graduado o exercício da atividade com boa experiência e amplia os conhecimentos para uma atuação segura e diferenciada. Além disso, oferece ao profissional a oportunidade de ampliar a sua formação, para uma atuação focada no mercado de trabalho, atingindo de maneira privilegiada um crescimento profissional e pessoal.

Para isto são disponibilizadas disciplinas teóricas e práticas que possibilitam a realização de um diagnóstico adequado e o desenvolvimento dos procedimentos destinados a reparação tecidual, promoção a saúde da pele, prevenção e tratamento da saúde física e funcional de pacientes oncológicos, pré e pós-operatório de cirurgias plásticas e reparadoras, reabilitação de pacientes queimados, pré e pós-procedimentos dermatológicos e estética facial e corporal.

Além de uma grade curricular completa, o curso possibilita a vivência clínica da ampla atuação do fisioterapeuta dermatofuncional, bem como conta com metodologias ativas e inovadoras para o melhor processo de aprendizagem de um pós-graduando.

Inovação

A Anhembi Morumbi sempre alinhada às necessidades do mercado tem em sua essência a inovação. A metodologia de ensino adotada prepara o aluno para os desafios do mercado de trabalho levando-o a experimentar e aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, ao mesmo tempo em que desenvolve uma visão crítica na busca de soluções para os desafios diários. Tudo isso, aliado à infraestrutura de padrão internacional, possibilita o sucesso dos alunos.

  1. A quem se destina

Fisioterapeutas, portadores de diploma, de acordo com o artigo 6, parágrafo 2° da Resolução CNE/CES n°1, de 3 de abril de 2001.

  1. Objetivos
  • Formar o profissional para realizar anamnese, avaliação física e cinesiofuncional, diagnostico e prognóstico da fisioterapia dermatofuncional objetivando a melhor assistência integral ao paciente.
  • Oferecer uma formação que possibilite aplicar os conceitos de farmacologia e cosmetologia nas disfunções dermatológicas e funcionais considerando o conhecimento adquirido com o diagnostico identificado.
  • Possibilitar a utilização de métodos, técnicas e recursos de ação isolada ou concomitante de agente cinésio-mecano-terapêutico, massoterapêutico, termoterapêutico, crioterapêutico, fototerapêutico, eletroterapêutico, sonidoterapêutico,
  • Promover formação para a Prevenção, promoção e realização da recuperação do sistema tegumentar no que se refere a obesidade, adiposidade localizada, fibroedema gelóide, estrias atróficas, envelhecimento, fotoenvelhecimento, rugas, flacidez, hipertricose, linfoedemas, fleboedemas considerando a recuperação de funcionalidade e/ou estética.
  • Capacitar o profissional para realizar a atenção fisioterapêutica pré e pós-operatória de cirurgias bariátricas, plásticas reparadoras e estéticas considerando os diferentes níveis de atenção à saúde.
  • Qualificar o profissional para prevenir e realizar a recuperação do sistema tegumentar no que se refere aos distúrbios endócrino, metabólico, dermatológico, linfático, circulatório, osteomioarticular e neurológico como as disfunções de queimaduras, hanseníase, dermatoses, psoríase, vitiligo, piodermites, acne, cicatrizes aderentes, cicatrizes hipertróficas, cicatrizes queloideanas, cicatrizes deiscências, úlceras cutâneas promovendo a recuperação da funcionalidade e/ou estética.

 

Infraestrutura

Infraestrutura completa

Na Anhembi Morumbi, o aluno conta com salas de aula específicas, totalmente equipadas e laboratórios distribuídos em um espaço de 4.000 m², o que torna possível a realização de atividades de variados portes. Além disso, a faculdade oferece diversas áreas de estudo e coworking distribuídos nos câmpus.

 

Grade curricular

Análise e Resolução de Problemas Profissionais
Ferramentas Práticas para Inovação
Projeto de Experiência
Biossegurança e Segurança do Paciente
Bases Farmacológicas e Cosmetológicas
Métodos e Técnicas de Avaliação em Dermatofuncional
Peeling Cosmético
Microagulhamento e Associações Cosméticas
Drenagem Linfática
Eletrotermofototerapia em Dermatofuncional
Recursos Avançados em Dermatofuncional
Reabilitação em Pacientes Queimados
Fisioterapia Dermatofuncional em Oncologia
Fisioterapia no Pré e Pós Operatório de Cirurgia Plástica e Reparadora
Fisioterapia em Dermatologia
Prática Clínica em Fisioterapia Dermatofuncional
A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Sobre a coordenação e corpo docente

Professores experientes, altamente qualificados e reconhecidos no mercado que são orientados por uma visão aplicada quanto aos conteúdos.

Disponível nos seguintes câmpus

  • Mooca (Centro)

    Rua Dr. Almeida Lima, 1134 - Mooca
    CEP: 03164-000 - São paulo - SP

  • Piracicaba

    Avenida Rio das Pedras, 1601 - Pompéia
    CEP: 13425-380 - Piracicaba - SP

  • São José dos Campos

    Avenida Deputado Benedito Matarazzo, 6707 -
    CEP: 12242-010 - São José dos Campos - SP

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)