Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

Sobre o curso

Modalidade
Presencial

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

A Engenharia de Segurança do Trabalho (EST) constitui uma área de grande importância no mundo atual. Aspectos relativos à prevenção de acidentes no ambiente do trabalho e manutenção de condições salutares são metas que devem ser perseguidas por todas as empresas dos diversos setores. Segundo a legislação vigente, empresas de todos os segmentos econômicos, em relação ao número de funcionários, devem ter em seus quadros profissionais de engenharia, arquitetura ou agronomia especializados nesta área de conhecimento.

A cidade de São Paulo e a região metropolitana circundante são conhecidas como um parque industrial privilegiado, em que a necessidade de profissionais da área de EST é evidente. Assim, percebe-se que há uma demanda não atendida de profissionais que poderiam especializar-se em um curso de excelência na região onde residem ou exercem suas atividades profissionais.

A especialização aborda a edificação de políticas, programas de prevenção e preservação de acidentes e falhas sob a perspectiva investigativa, promovendo ações preventivas e corretivas a fim de diminuir as estatísticas de acidentes e melhorar os custos relacionados. O curso é regulamentado pela Lei Nº 7.410/85 e habilita o profissional junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para o exercício da atividade de Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Conta com professores orientados por uma visão especializada quanto aos conteúdos, sendo altamente qualificados e reconhecidos no mercado de trabalho. A pós-graduação oferece um conjunto de disciplinas que possibilitarão compreender os aspectos físicos e humanos envolvidos na gestão da segurança do trabalho.

Infraestrutura Completa

A Anhembi Morumbi oferece ampla infraestrutura equipada com tecnologia atual e diversa para uma aprendizagem dinâmica e qualificada, com exercícios práticos da profissão desde o início da formação e espaços específicos para os estudos de alunos da pós-graduação.

Empregabilidade

O curso propicia a atuação nos segmentos da construção civil, da indústria de transformação e de serviços. O profissional poderá atuar também como consultor no desenvolvimento de procedimentos operacionais de Segurança do Trabalho e em projetos de sistemas de proteção ao trabalhador. Com a criação do sistema federal e-Social – projeto do governo que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados – a demanda por engenheiros de segurança do trabalho aumentará substancialmente, ampliando o campo de trabalho.

Ensino Inovador

Nosso curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o sucesso profissional. Para isso, contamos com diversas metodologias ativas, além de troca de experiências por meio de um currículo interdisciplinar e multiprofissional, além do contato entre alunos e professores.

A quem se destina

O curso habilita o profissional junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) para o exercício da atividade de Engenheiro de Segurança do Trabalho e cumpre com todos os requisitos exigidos pelo Conselho para a habilitação profissional, sendo direcionado somente a formados em Engenharia ou Arquitetura.

Objetivos

A especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho tem como objetivo capacitar os profissionais com as seguintes habilidades e qualificações:

  • Capacidade para avaliar e definir a melhor forma de utilização dos recursos humanos e do uso efetivo de equipamentos de proteção individual ou coletiva;
  • Saber adotar criteriosamente a proteção em ambientes de trabalho referente às questões de segurança, riscos, higiene e saúde do trabalho;
  • Desenvolver a capacidade de análise e planejamento das condições de segurança dos locais de trabalho e a realização de vistorias, avaliações e estudos para a emissão de laudos periciais de exposição a agentes ambientais;
  • Preparação para analisar riscos, acidentes e falhas, investigar causas, propor medidas preventivas e corretivas e orientar trabalhos estatísticos, inclusive com respeito a custo;
  • Propor políticas, programas, normas e regulamentos de Segurança do Trabalho e zelar pela sua observância.

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Suporte Acadêmico

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

  • Fernando Duque Barros

    Há mais de 20 anos, atua como engenheiro e docente em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Desenvolveu projetos na área petroquímica, logística industrial, química industrial, química fina e segurança do trabalho. Atualmente, atua como pesquisador e consultor na área de higiene industrial, além de coordenar os cursos de pós-graduação em Engenharia. É Engenheiro Químico e Engenheiro de Segurança do Trabalho, com mestrado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos. Possui pós-graduação em Gestão Escolar, Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, e Ensino de Química.

Grade curricular

INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE SEGURANÇA NO TRABALHO
LEGISLAÇÃO E NORMAS TÉCNICAS
ADMINISTRAÇÃO APLICADA A ENGENHARIA DE SEGURANÇA
PSICOLOGIA NA ENGENHARIA DE SEGURANÇA, COMUNICAÇÃO E TREINAMENTO
PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE
PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS E EXPLOSÕES
GERENCIAMENTO DE RISCOS
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES-1
PREVENÇÃO E CONTROLE DE RISCOS EM MÁQUINAS, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES-2
HIGIENE DO TRABALHO-1
HIGIENE DO TRABALHO-2
HIGIENE DO TRABALHO-3
ERGONOMIA
AMBIENTE E DOENÇAS NO TRABALHO
ASSUNTOS COMPLEMENTARES-1
ASSUNTOS COMPLEMENTARES-2
ASSUNTOS COMPLEMENTARES-3

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)