Especialização em Emergências Clínicas e Traumáticas

Sobre o curso

Modalidade
Presencial

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

O curso Emergências Clínicas e Traumáticas: um aspecto multiprofissional prepara os profissionais para a assistência ao paciente pediátrico, adulto e idoso em situações de emergência, modelando o raciocínio clínico para a promoção da excelência do atendimento baseado em evidências. A grade curricular permite aos diversos profissionais da área da saúde o acesso aos mais novos protocolos e condutas, além de aprofundar os conhecimentos na área, promovendo avaliações de diversas situações clínicas e traumáticas, de urgência e emergência, pré e intrahospitalares, considerando as políticas de segurança do paciente, utilização de novas tecnologias, desenvolvimento de valores humanos e éticos multiprofissionais, as questões ambientais, socioculturais e étnico-raciais.

Infraestrutura Completa

Temos uma estrutura completa de laboratórios e salas específicas, que contam com um espaço de 4.000,00 m² onde será possível desenvolver suas competências e vivenciar a sua futura profissão na prática.

 

Empregabilidade

O programa favorece a experiência de abertura recíproca e de comunicação entre conhecimentos, de modo a construir um processo multiprifissional que favoreça ao diálogo contínuo com a construção coletiva dos saberes determinando um diferencial para o mercado de trabalho, sendo que o cuidado ao paciente crítico em situação de risco exige do profissional, respostas rápidas, assertivas e com forte embasamento científico, portanto, exige constantes especializações para sua ampla formação.

Ensino Inovador

Nosso curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências que contemplam a avaliação e implantação de cuidados ao paciente através de uma abordagem multiprofissional, fundamentais para o seu sucesso profissional. Para isso, contamos com metodologias ativas diversas, que contemplam treinamentos em simulação realística e de habilidades, além de trocar experiências com os alunos das demais áreas das ciências da saúde.

Além de preparar os profissionais para atuação em sistemas e serviços integrados em rede, de modo que possam sensibilizar-se e dominar ferramentas para atuação profissional individual e coletiva, com integração da atenção à saúde ao ensino, pesquisa, extensão e gestão, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde.

A quem se destina

O curso propicia reciclagem e aperfeiçoamento do multiprofissional na assistência ao paciente grave, integrando conhecimentos teóricos, práticos e científicos que resultará em uma melhor conduta ao paciente, dentro de cada área de atuação.

Dessa forma, o curso de Pós-Graduação tem como principal objetivo capacitar, habilitar e aperfeiçoar a equipe multiprofissional que atua na área de emergência, para um atendimento e assistência com maior segurança do cuidado ao paciente, desenvolver a habilidade do trabalho em equipe multiprofissional, com qualidade,  conhecimento técnico-científico e excelência.

Objetivos

  • Aperfeiçoamento teórico e prática para o estabelecimento do raciocínio crítico e reflexivo assertivo relacionado à etiologia, alterações, complicações no paciente em situação de emergência, clínica ou traumática, nos diversos sistemas corporais, pré e/ou intrahospitalar.
  • Aprimoramento do conhecimento teórico e prático, através de treino de habilidades, cenários simulados (incluindo de atendimento a catástrofes) e comportamentais para a tomada de decisão das diversas profissões na assistência ao paciente em situação de risco acometido por afecções clínicas e/ou traumáticas.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Grade curricular

Análise e Resolução de Problemas Profissionais
Ferramentas Práticas para Inovação
Projeto de Experiência (módulo optativo)
Biossegurança e Segurança do Paciente
Saúde Baseada em Evidência
Bioética e Humanização em Saúde
Políticas de Saúde e Gestão dos Serviços de Urgência e Emergência
Segurança do Paciente em Serviços de Emergência
Mecanismos de Trauma e Abordagens do Sistema Pré-hospitalar
Farmacologia aplicada aos principais medicamentos na emergência
Interpretação de exames laboratoriais e de imagem na emergência
Abordagem Inicial ao Atendimento Traumático e Clínico
Atendimento nas Situações de Urgências/Emergências Cardiológicas e Cerebrovasculares.
Atendimento nas Situações Urgências/Emergências Psiquiátricas e Respiratórias
Atendimento nas Situações de Urgências/Emergências Ginecológicas, obstétricas e urológicas

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)