Especialização em Educação Inclusiva com Ênfase em Tecnologias Assistivas

Sobre o curso

Modalidade
Presencial

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

A Inclusão de alunos com deficiência ou transtornos gera uma preocupação cada vez mais presente nas instituições de ensino e na sociedade de modo geral. Figura entre os assuntos mais atuais do debate acadêmico da área nos aspectos que abordam a eficiência, a equidade e o acesso à educação.

O tema costuma ser tratado de forma muito específica com atendimento quase exclusivo às deficiências intelectuais, sensoriais ou físicas e aos distúrbios globais do desenvolvimento. O curso de Especialização e Educação Inclusiva com ênfase em Tecnologias Assistivas, da Anhembi Morumbi, amplia a discussão para os mais variados tipos de casos presentes no cotidiano escolar e envolve as novas tecnologias como ferramentas de inclusão, desenvolvimento e participação.

Oferece conhecimentos em tecnologias aplicadas às circunstâncias e necessidades especiais e em áreas complementares necessárias ao bom uso dessas tecnologias nas organizações educacionais.

Tem como objetivo ampliar as competências e habilidades dos profissionais que trabalham direta ou indiretamente na área da educação, oferecendo-lhes a oportunidade de aprofundar conhecimentos e/ou adquirir novas oportunidades de pesquisa na Educação Inclusiva com ênfase em tecnologia e multimídia.

O curso de especialização em Educação Inclusiva com ênfase em Tecnologias possui uma matriz curricular que promove a interlocução entre teoria e prática, incentivando a vivência profissional desde o início da formação.

  • Promove atividades sempre alternando estratégias de acordo com os objetivos a serem atingidos: conteúdos teóricos, práticos e ludicidades;
  • Vivências e análises de diversos tipos de jogos, refletindo-se (à luz de vários autores) sobre o valor do lúdico na promoção do desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais, éticas, psicomotoras e na construção do conhecimento;
  • Vivências de metodologias e práticas pedagógicas com visitas técnicas.

Infraestrutura Completa

A Universidade Anhembi Morumbi dispõe de ampla infraestrutura, que inclui brinquedoteca para a realização e pesquisa de jogos e brincadeiras e salas específicas com multimídias, onde é possível desenvolver competências e habilidades da futura profissão.

Empregabilidade

O mercado de trabalho oferece diversas oportunidades de atuação para os especialistas em Educação Inclusiva, tanto na Educação formal, quanto informal. A formação ampla deste especialista permite que ele participe de todo o processo educacional desde os projetos pedagógicos até a Gestão Educacional Inclusiva.

Ensino Inovador

Nosso curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o seu sucesso profissional, como liderança, empreendedorismo e gerenciamento. Para isso, contamos com metodologias ativas, que além de trocar experiências com os alunos e professores multidisciplinares.

A quem se destina

O curso é destinado aos profissionais graduados em nível superior, nas mais diversas áreas do conhecimento, que atuem ou desejam atuar com a Educação Especial Inclusiva com ênfase em Tecnologia e Multimidia. Destina-se, ainda, a professores, pesquisadores e egressos com curso superior completo que desejam ampliar os conhecimentos na área da Educação Especial Inclusiva com ênfase em Tecnologia, dentro e fora da sala de aula.

 

Objetivos

O curso de especialização em Educação Inclusiva pretende desenvolver as seguintes qualificações profissionais:

  • Você será capaz de ampliar fundamentos teóricos e práticos que permeiam a Educação inclusiva e o uso da informática;
  • Você será capaz de refletir e discutir com profissionais da área de educação Inclusiva o cuidar/educar e sua cognição;
  • Você estará preparado para realizar estudo de campo, metodologias diferenciadas, a ludicidade e motricidade do aluno e propor estratégias do trabalho pedagógico.

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Suporte Acadêmico

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

  • Profa. Ana Maria Nascimento Damiani

    Mestre na área do Distúrbio do Desenvolvimento, concluído o mestrado na Universidade Presbiteriana  Mackenzie, sobre o tema “ A  Inclusão/ Integração de Alunos Deficientes  no  Ensino Regular: balanço  tendencial da produção acadêmica sobre o tema ano 2001 Pós- Graduação. Lato Sensu  Psicopedagogia  Clinica e Institucional - Faculdades Oswaldo Cruz sobre o tema “ A criança Diabética e a Ação do Psicopedagogo” ano 1997. Curso de  Especialização- Pedagogia  Hospitalar- Pontifícia Universidade Católica PUC/São Paulo 2004. Licenciatura Plena em  Pedagogia – Faculdade de Filosofia  Ciências  e Letras  Oswaldo Cruz-1991. Bacharelado- Formação Plena  em Biologia  Especialista  em Genética e Oceanografia- UNISA- 1982. Consultório de Psicopedagogia Clinica; Consultora do guia  do estudante Melhores  Universidades-2011 até os dias de hoje; Professora  do  Ensino  Superior- Consultora  do SENAC: projetos pedagógicos; Coordenadora  e Assistente de Direção Faculdade Oswaldo Cruz  SP 2002 / 2009 Coordenadora da  Faculdade  Santa Marina 2004 /2009, do Curso de Pedagogia, Coordenadora  dos projetos  Brincando com as Dificuldades de Aprendizagem, Child Care, Coordenadora do Lato Sensu dos curso de Psicopedagogia Clinica e Institucional, Cursos de Extensão. Assistente de Direção e Psicopedagoga  das Faculdades Integradas Paulista e UNIBR 2010/2012. Coordenadora do Hospital Municipal Menino Jesus- São Paulo- Projeto de Pedagogia Hospitalar e Psicopedagogia  Hospitalar, 2009/2011. Professora Pós Graduação: Psicopedagogia Institucional Ensino EAD  Anhanguera, 2012/2013. Diretora Acadêmica da Faculdade Paschoal Dantas, São Paulo, 2012 e 2013. Coordenadora (2014 até os dias de hoje) e Professora( 2009 até os  dias de hoje Pós Graduação) da escola de  Ciências Humanas e Sociais Universidade Anhembi Morumbi, Graduação e Pós graduação.

Grade curricular

  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais
  • Ferramentas Práticas para a Inovação
  • Projeto de Experiência (módulo optativo)
  • Escola: Papel Social e Desafios Contemporâneos
  • Inclusão e Tecnologias Assistivas
  • Arte, Ludicidade e Aprendizagem
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Inclusiva
  • Currículo na Educação Inclusiva
  • Políticas Públicas de Educação Inclusiva
  • Práticas Pedagógicas Inclusivas na Classe Regular
  • Transtornos Globais do Desenvolvimento: fundamentos e práticas pedagógicas
  • Família e Escola: a inclusão no contexto afetivo
  • Altas Habilidades: fundamentos e práticas pedagógicas
  • Deficiência Auditiva: fundamentos e práticas pedagógicas
  • Deficiência Visual: fundamentos e práticas pedagógicas
  • Deficiência Física e Psicomotricidade: fundamentos e práticas pedagógicas
A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Mais Informações

Português (Brasil)
English Português (Brasil)