Especialização em Direito Penal e Processo Penal

Sobre o curso

Modalidade

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

A Especialização em Direito Penal e Processo Penal está adequada às demandas que o mercado profissional da advocacia requer, principalmente levando em conta as atuais tecnologias da informação, apresentando um formato dinâmico que une, a um só tempo, teoria e prática em perfeita harmonia tornando-o adequado à finalidade de sua proposta pedagógica, que preza pela formação em caráter de excelência e atualizada aos profissionais da área jurídica.

Este curso também oferece, mediante a união da teoria e da prática, subsídios para a análise da legislação, da doutrina e da jurisprudência, promovendo o desenvolvimento do raciocínio crítico e o aprofundamento nos mais variados temas relativos à área.

O conhecimento interdisciplinar com outros ramos jurídicos como o de Direitos Humanos, Práticas Colaborativas e resoluções para os problemas profissionais faz parte do desenvolvimento desta Especialização.

A quem se destina

O profissional que se especializa nesta área pode atuar judicialmente e extrajudicialmente em causas criminais colaborando, representando ou, sendo advogado, interferindo diretamente no processo judicial. ELABORAR RECURSOS ESPECÍFICOS DA ÁREA CRIMINAL- revogação ou relaxamento de prisão, habeas corpus, liberdade provisória e revisão criminal. ACOMPANHAR PESSOALMENTE AS CAUSAS CRIMINAIS: acompanha o cliente em depoimentos e na reconstituição do crime, entre outras atividades

Para se destacar na área, o profissional precisa ter algumas características pessoais. Além do comprometimento, necessário para qualquer carreira, o profissional da área jurídica precisa ser muito concentrado, ter grande interesse por pesquisa e ter o pleno desenvolvimento na comunicação escrita e oral.

Objetivos

Ao final da Especialização o aluno estará apto à:

  1. a) Atualização nos diversos aspectos da legislação vigente;
  2. b) Aos conhecimentos na área das ciências penais e processuais penais;
  3. c) Ao desenvolvimento do raciocínio lógico, incentivando a adoção de um posicionamento crítico frente ao conteúdo da matéria ministrada;
  4. d) Atualização doutrinária e jurisprudencial quanto aos tópicos abordados no conteúdo programático;

Sobre o intercâmbio

A Universidade Anhembi Morumbi faz parte da Rede Laureate de Universidades, a maior rede de ensino superior do mundo, com mais de 1 milhão de alunos, em 80 instituições de ensino, nos 28 países em que atua.

Dessa forma, oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de programas de intercâmbio no exterior e trocar conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, voltando ao Brasil com fluência em outra língua e um certificado internacional.

Nossos estudantes ainda contam com benefícios exclusivos, como:

  • Câmpus multicultural, com estudantes de diversas nacionalidades;
  • Conteúdos curriculares e materiais didáticos de outras universidades da Rede Laureate;
  • Fóruns internacionais para trocar experiências com estudantes e professores de outros países;
  • Feiras internacionais com a presença de representantes das universidades estrangeiras;
  • Oportunidade de Bolsas para cursos e eventos no exterior.

PROGRAMAS INTERNACIONAIS

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO PRESENCIAL
Com duração de 6 meses e possibilidade de ampliar para 1 ano, os intercâmbios internacionais possibilitam o aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de bacharelado e licenciatura, sendo obrigatório cursar o primeiro e o último ano do curso no Brasil.

INTERCÂMBIOS SEMESTRAIS PARA GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA
Duração de 6 meses, com aproveitamento de disciplinas cursadas no exterior, pagando a mesma mensalidade* da Anhembi Morumbi. Podem participar estudantes de Graduação Tecnológica (presenciais e semipresenciais), sendo obrigatório cursar o primeiro e o último semestre do curso no Brasil.

DUPLA TITULAÇÃO
O aluno realiza uma parte do curso na Universidade Anhembi Morumbi e outra parte em uma universidade da Rede Laureate no exterior, obtendo, ao término do curso, dois diplomas válidos em seus respectivos países e mercados de trabalho.

PROGRAMAS DE FÉRIAS OU CURTA DURAÇÃO
Fazem parte do catálogo de programas internacionais da Rede Laureate e Universidades parceiras, e são oferecidos, normalmente, nos períodos de janeiro e julho. Estes programas são abertos a todos os estudantes e egressos dos cursos presenciais, semipresenciais e a distância.

APOIO AO 1ALUNO
O International Office, departamento internacional da Anhembi Morumbi, é responsável por oferecer aos estudantes as melhores oportunidades de intercâmbio entre as universidades parceiras. Além disso, proporciona todo o suporte para que os estudantes viajem com tranquilidade para seus estudos no exterior, oferecendo:

  • Suporte para organizar documentação e demais requisitos para o intercâmbio;
  • Sessões informativas com pais e estudantes antes do embarque;
  • Manuais de intercâmbio com informações sobre o país de destino;
  • Organização para que os estudantes viajem em um único grupo.

*Confira no International Office quais são as instituições que oferecem esta opção.

Suporte Acadêmico

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

Grade curricular

  • Direitos Humanos
  • Práticas Colaborativas
  • Ações Constitucionais
  • Teoria Geral do Direito Penal
  • Culpabilidade, concurso de agentes e punibilidade
  • Crimes contra a Pessoa
  • Crimes Patrimoniais
  • Direito Penal Especial
  • Teoria Geral do Processo Penal
  • Processo Penal Constitucional
  • Fase investigatória e Processo Penal
  • Medidas Cautelares e Procedimentos Criminais
  • Nulidades e Recursos
A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Mais Informações

Português (Brasil)
English Português (Brasil)