Especialização em Comunicação e Big Data

Sobre o curso

Modalidade
Presencial

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

A digitalização da sociedade trouxe consigo uma enorme quantidade de informações individuais e coletivas que representam importantes elementos para a definição de estratégias nos mais diferentes âmbitos das relações humanas – sejam sociais, econômicas ou políticas. O registro dessas informações em sistemas organizados cria um enorme banco de dados, o Big Data. Para a área da Comunicação, o Big Data traz elementos indispensáveis na definição de estratégias, condutas e decisões.

Porém, como tudo relacionado à tecnologia e suas ferramentas, é preciso uma especialização acurada para utilizar com eficiência esses dados tão fundamentais da era digital. A sistematização das informações digitais trouxe uma organização única para esse imenso banco de dados, e o seu conhecimento torna possível o acesso e a classificação para consultas, análises e ações que definem a eficiência dos resultados.

Podemos antecipar que o sistema do Big Data está baseado em cinco variáveis, que permitem a classificação das informações, conhecida como “os 5 Vs”:

  • Velocidade;
  • Volume;
  • Variedade;
  • Veracidade;

O Big Data depende de capacidade tecnológica e de formação humana especializada para a extração e análise de seu vasto universo de dados. Embora já esteja muito presente no Marketing para a geração de leads e definição de público-alvo para marcas, ainda há muito o que desbravar na comunicação quanto à geração de informações relevantes, conteúdos e estratégias de relacionamento com a mídia ou com leitores.

Neste ponto, abrem-se inúmeras oportunidades ainda a ser exploradas e um promissor mercado, do qual só farão parte os profissionais que estiverem bem preparados.

O curso de Especialização em Comunicação e Big Data da Anhembi Morumbi contempla segmentos diversos e prepara o profissional para todas as etapas do trabalho como gestor de comunicação de dados – desde a realização de pesquisas para extração de dados de interesse das marcas, até a análise e estruturação desses dados com o objetivo de definir estratégias e ações assertivas de comunicação. Contempla ainda toda a área de mensuração de resultados e qualifica o aluno para fazer a gestão da comunicação com inteligência e precisão.

Carreira

O especialista em comunicação de dados tem um amplo espaço no mercado a ocupar. Isso porque a área está em expansão. Para se destacar na área, o especialista em comunicação de dados precisa saber administrar o grande volume de informação disponível. Ou seja, precisa dominar os recursos tecnológicos capazes de gerar exatidão da informação.

Infraestrutura Completa

A Universidade Anhembi Morumbi conta com uma estrutura completa de laboratórios e salas específicas, que ocupam um espaço de 4.000,00 m², no qual será possível desenvolver suas competências e vivenciar a sua futura profissão na prática.

Ensino Inovador

Nosso curso possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o seu sucesso profissional, como gestão, empreendedorismo e gerenciamento. Para isso, contamos com metodologias ativas diversas, além do incentivo à troca experiências com os alunos das demais áreas de comunicação, por meio de um currículo interdisciplinar.

A quem se destina

Todo e qualquer profissional que pretende trabalhar com análise de dados de qualquer natureza para a definição de estratégias e ações por meio da pesquisa e interpretação de informações do Big Data, uma vez que o curso capacita o profissional para a gestão da comunicação a partir do uso das metodologias do Big Data, permitindo a sua atuação com as novas tecnologias em diferentes segmentos, sejam governamentais, do setor privado ou do terceiro setor.

Objetivos

O curso de especialização em Big Data pretende cumprir os seguintes objetivos:

  • Capacitação para gestão de dados e desenvolvimento de ações de comunicação;
  • Habilidade em elaborar pesquisas, analisar e estruturar dados, mensurar resultados e elaborar estratégias de comunicação;
  • Preparação para gerir e administrar dados, visando à otimização da informação de interesse das marcas e de seus públicos;
  • Conhecimentos avançados das tecnologias de Big Data e da metodologia para identificação de dados.

Sobre o intercâmbio

 

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Suporte Acadêmico

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

Grade curricular

1° Período

Análise e Resolução de Problemas Profissionais
Ferramentas Práticas para Inovação
Projeto de Experiência (módulo optativo a ser selecionado pelo estudante)
Tendências do Mercado de Trabalho em Comunicação
Comunicação, Gestão e Empreendedorismo
Comunicação e Inovação

2º Período

Programação Aplicada a Projetos de Comunicação e Big Data
Arquitetura da Informação e Estratégias de Big Data
Comunicação, Ciências de Dados e Internet das Coisas
Mineração de Dados e Inteligência Artificial
Web Semântica e Big Data

3º Período

Métricas Métodos Digitais
Análise de Redes em Mídias Sociais
Etnografia Digital
Monitoramento e Engajamento em Mídias Sociais
Mensuração de Resultados em Mídias Sociais

A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)