Por que na Anhembi
Especialização em Comunicação e Big Data
A digitalização da sociedade trouxe consigo uma enorme quantidade de informações individuais e coletivas que representam importantes elementos para a definição de estratégias nos mais diferentes âmbitos das relações humanas – sejam sociais, econômicas ou políticas. O registro dessas informações em sistemas organizados cria um enorme banco de dados, o Big Data. Para a área da Comunicação, o Big Data traz elementos indispensáveis na definição de estratégias, condutas e decisões.
Porém, como tudo relacionado à tecnologia e suas ferramentas, é preciso uma especialização acurada para utilizar com eficiência esses dados tão fundamentais da era digital. A sistematização das informações digitais trouxe uma organização única para esse imenso banco de dados, e o seu conhecimento torna possível o acesso e a classificação para consultas, análises e ações que definem a eficiência dos resultados.
Podemos antecipar que o sistema do Big Data está baseado em cinco variáveis, que permitem a classificação das informações, conhecida como “os 5 Vs”:
- Velocidade;
- Volume;
- Variedade;
- Veracidade;
- Valor;
O Big Data depende de capacidade tecnológica e de formação humana especializada para a extração e análise de seu vasto universo de dados. Embora já esteja muito presente no Marketing para a geração de leads e definição de público-alvo para marcas, ainda há muito o que desbravar na comunicação quanto à geração de informações relevantes, conteúdos e estratégias de relacionamento com a mídia ou com leitores.
Neste ponto, abrem-se inúmeras oportunidades ainda a ser exploradas e um promissor mercado, do qual só farão parte os profissionais que estiverem bem preparados.
O curso de Especialização em Comunicação e Big Data da Anhembi Morumbi contempla segmentos diversos e prepara o profissional para todas as etapas do trabalho como gestor de comunicação de dados – desde a realização de pesquisas para extração de dados de interesse das marcas, até a análise e estruturação desses dados com o objetivo de definir estratégias e ações assertivas de comunicação. Contempla ainda toda a área de mensuração de resultados e qualifica o aluno para fazer a gestão da comunicação com inteligência e precisão.
Modalidade Semipresencial
A modalidade semipresencial é caracterizada por uma combinação de dois tipos de ensino: o online e o presencial.
Durante o curso, o aluno terá acesso tanto a ferramentas e materiais digitais, quanto a momentos de interação com colegas e professores em sala de aula.
No ambiente virtual, é possível acessar leituras, explicações, mapas conceituais, avaliações e outros conteúdos relevantes, além de ter o acompanhamento de tutores que ficam à disposição para tirar dúvidas. Já nos encontros presenciais, o aluno terá a chance de realizar discussões, trabalhos em grupo e dinâmicas em sala de aula.
Na Anhembi Morumbi, a pós-graduação semipresencial é ofertada da seguinte maneira:
– O 1º módulo é presencial. Ele concentra as disciplinas de visão ampla, que são comuns a todos os cursos da área.
– Os 2º e 3º módulos são cursados de forma EaD. Eles concentram as disciplinas que buscam desenvolver as competências especificas de cada curso.