Especialização em Big Data e Comunicação – Semipresencial

Sobre o curso

Modalidade
Semipresencial
Duração
3 semestres

Horário e Mensalidade

Escolha a localização e o período para visualizar

Por que na Anhembi

Especialização em Comunicação e Big Data

A digitalização da sociedade trouxe consigo uma enorme quantidade de informações individuais e coletivas que representam importantes elementos para a definição de estratégias nos mais diferentes âmbitos das relações humanas – sejam sociais, econômicas ou políticas. O registro dessas informações em sistemas organizados cria um enorme banco de dados, o Big Data. Para a área da Comunicação, o Big Data traz elementos indispensáveis na definição de estratégias, condutas e decisões.

Porém, como tudo relacionado à tecnologia e suas ferramentas, é preciso uma especialização acurada para utilizar com eficiência esses dados tão fundamentais da era digital. A sistematização das informações digitais trouxe uma organização única para esse imenso banco de dados, e o seu conhecimento torna possível o acesso e a classificação para consultas, análises e ações que definem a eficiência dos resultados.

Podemos antecipar que o sistema do Big Data está baseado em cinco variáveis, que permitem a classificação das informações, conhecida como “os 5 Vs”:

  • Velocidade;
  • Volume;
  • Variedade;
  • Veracidade;
  • Valor;

O Big Data depende de capacidade tecnológica e de formação humana especializada para a extração e análise de seu vasto universo de dados. Embora já esteja muito presente no Marketing para a geração de leads e definição de público-alvo para marcas, ainda há muito o que desbravar na comunicação quanto à geração de informações relevantes, conteúdos e estratégias de relacionamento com a mídia ou com leitores.

Neste ponto, abrem-se inúmeras oportunidades ainda a ser exploradas e um promissor mercado, do qual só farão parte os profissionais que estiverem bem preparados.

O curso de Especialização em Comunicação e Big Data da Anhembi Morumbi contempla segmentos diversos e prepara o profissional para todas as etapas do trabalho como gestor de comunicação de dados – desde a realização de pesquisas para extração de dados de interesse das marcas, até a análise e estruturação desses dados com o objetivo de definir estratégias e ações assertivas de comunicação. Contempla ainda toda a área de mensuração de resultados e qualifica o aluno para fazer a gestão da comunicação com inteligência e precisão.

Modalidade Semipresencial

A modalidade semipresencial é caracterizada por uma combinação de dois tipos de ensino: o online e o presencial.

Durante o curso, o aluno terá acesso tanto a ferramentas e materiais digitais, quanto a momentos de interação com colegas e professores em sala de aula.

No ambiente virtual, é possível acessar leituras, explicações, mapas conceituais, avaliações e outros conteúdos relevantes, além de ter o acompanhamento de tutores que ficam à disposição para tirar dúvidas. Já nos encontros presenciais, o aluno terá a chance de realizar discussões, trabalhos em grupo e dinâmicas em sala de aula.

Na Anhembi Morumbi, a pós-graduação semipresencial é ofertada da seguinte maneira:

–  O 1º módulo é presencial. Ele concentra as disciplinas de visão ampla, que são comuns a todos os cursos da área.

– Os 2º e 3º módulos são cursados de forma EaD. Eles concentram as disciplinas que buscam desenvolver as competências especificas de cada curso.

 


A quem se destina

Todo e qualquer profissional que pretende trabalhar com análise de dados de qualquer natureza para a definição de estratégias e ações por meio da pesquisa e interpretação de informações do Big Data, uma vez que o curso capacita o profissional para a gestão da comunicação a partir do uso das metodologias do Big Data, permitindo a sua atuação com as novas tecnologias em diferentes segmentos, sejam governamentais, do setor privado ou do terceiro setor.

Objetivos

O curso de especialização em Big Data pretende cumprir os seguintes objetivos:

  • Capacitação para gestão de dados e desenvolvimento de ações de comunicação;
  • Habilidade em elaborar pesquisas, analisar e estruturar dados, mensurar resultados e elaborar estratégias de comunicação;
  • Preparação para gerir e administrar dados, visando à otimização da informação de interesse das marcas e de seus públicos;
  • Conhecimentos avançados das tecnologias de Big Data e da metodologia para identificação de dados.

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Suporte Acadêmico

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

Grade curricular

1° Módulo: (Ofertado presencialmente)

  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais
  • Ferramentas Práticas para Inovação
  • Tendências do Mercado de Trabalho em Comunicação
  • Comunicação, Gestão e Empreendedorismo
  • Comunicação e Inovação

2º Módulo: (Ofertado EAD)

  • Programação Aplicada a Projetos de Comunicação e Big Data
  • Arquitetura da Informação e Estratégias de Big Data
  • Comunicação, Ciências de Dados e Internet das Coisas
  • Mineração de Dados e Inteligência Artificial
  • Web Semântica e Big Data

3º Módulo: (Ofertado EAD)

  • Métricas Métodos Digitais
  • Análise de Redes em Mídias Sociais
  • Etnografia Digital
  • Monitoramento e Engajamento em Mídias Sociais
  • Mensuração de Resultados em Mídias Sociais
  • Projeto de Experiência
A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Inscreva-se

Português (Brasil)
English Português (Brasil)