Aperfeiçoamento em Cozinha Brasileira

Sobre o curso

Modalidade
Presencial
Tipo de Curso
Duração
2 semestres

Receba mais informações

Atenção: Este curso não está sendo ofertado neste semestre. Clique aqui e receba informações sobre a abertura de novas turmas.

Por que na Anhembi

O curso tem como objetivo proporcionar ao aluno uma melhor compreensão da formação da cozinha brasileira com foco na agricultura típica do país e no produto, ampliando o conhecimento das contribuições étnicas que proporcionaram a organização de um sistema alimentar elaborado originalmente a partir dos usos de ingredientes nativos e importados da Europa, África e Ásia.

O curso alia a prática em cozinha à aplicação de conceitos e técnicas relacionados à Cozinha Brasileira do campo. Traçando o caminho de reflexão por meio da história, literatura, ingredientes, livros de receitas, entre outros, o aluno poderá compreender as especificidades dos lugares, dos produtos e das técnicas que identificamos e denominamos de cozinha brasileira.

Nos últimos anos, a gastronomia e os negócios de alimentação de conceito e tipologia brasileira cresceram de modo significativo. O Brasil se projeta na Gastronomia mundial de forma promissora, por meio de chefs e de produtos específicos. Dessa forma, o mercado de restaurantes e novos empreendimentos necessita de pessoas com experiência e vivência em técnicas e conceitos da cultura e alimentação brasileira.

Além disso, alimentação e a cultura brasileira estão na pauta primária nos congressos, centros de pesquisas e feiras de gastronomia nacionais e internacionais. Neste sentido, a Especialização em Cozinha Brasileira vem apoiar a inserção deste profissional nas diversas áreas de pesquisas acadêmicas e no mercado de trabalho.

Infraestrutura Completa
O Centro de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi é considerado referência na América Latina. São 15 cozinhas pedagógicas, uma sofisticada Cozinha de Demonstração, a primeira da América Latina, que comporta 80 pessoas, além de salas especialmente projetadas para o ensino de Enologia e Bebidas e o restaurante modelo L´École.

Qualidade acadêmica

A Anhembi Morumbi oferece diferenciais que certificam a eficácia de sua metodologia aliando sempre a teoria à prática e o cumprimento da responsabilidade com a qualidade de ensino. Confira:

  • Módulos selecionados segundo a relevância para o desenvolvimento do perfil profissional no mercado de trabalho;
  • Estrutura didática de aula padronizada, que favorece o desenvolvimento de competências profissionais, além de garantir a presença de elementos didáticos essenciais para a efetiva aprendizagem;
  • Planejamento dos módulos realizado por uma equipe especializada a fim de garantir a qualidade de aprendizagem;
  • Desenvolvimento da autonomia dos estudantes a partir da participação ativa nas aulas e em atividades extraclasse;
  • Oportunidade de obter mais de uma certificação profissional;
  • Professores com experiência teórico-prática relevante com formação pedagógica diferenciada;
  • Foco na prática e utilização de recursos operacionais específicos do ambiente profissional, apresentando os mais variados tipos de equipamentos e utensílios utilizados na profissão.

Empregabilidade

O mercado de trabalho na gastronomia brasileira é amplo e está em constante crescimento. A formação deste profissional permite que ele interaja em toda a cadeia produtiva, desde a obtenção da matéria prima até a entrega do produto final, passando pelo conhecimento em história e cultura brasileira.

Ensino inovador

O curso de Cozinha Brasileira possui um programa de ensino inovador, que visa desenvolver competências fundamentais para o seu sucesso profissional, como liderança, empreendedorismo, planejamento de cardápio e ferramentas para inovação. Para isso, contamos com metodologias ativas diversas, além de incentivar a troca de experiências com os alunos de outros cursos da área de Hospitalidade.

A quem se destina

O curso é destinado profissionais graduados em Gastronomia ou áreas afins que queiram aprofundar seus conhecimentos na cultura e gastronomia brasileiras para desenvolver e elaborar sua própria cozinha com domínio sobre os ingredientes e capacidade de entender os diversos contextos históricos e culturais que envolvem a culinária no Brasil. Indicado para profissionais que queiram ampliar seu repertório e enriquecer seus conhecimentos sobre a gastronomia do país.

Objetivos

O curso de aprimoramento em Cozinha Brasileira pretende desenvolver as seguintes habilidades profissionais:

  • Conhecimentos aprofundados na área;
  • Habilidades específicas em técnicas e tradições de cada região do Brasil;
  • Aprimoramento de conteúdo histórico e sociocultural relacionados à gastronomia brasileira;
  • Aprendizado contínuo ligado ao reconhecimento e utilização de ingredientes e produtos que agregam valor e prezam pela valorização e sustentabilidade da gastronomia brasileira;
  • Reconhecimento diferenciado no mercado de trabalho.

Sobre o intercâmbio

Sua viagem pelo conhecimento começa agora

A Anhembi Morumbi faz parte de uma rede internacional de universidades: a Laureate International Universities. Com mais de 80 instituições inovadoras ao redor do mundo, a Rede Laureate provê, a mais de 1 milhão de alunos, acesso a um ensino de qualidade por meio de cursos de graduação e pós-graduação presenciais, semipresenciais e on-line.

Suporte Acadêmico

Além da coordenação, cada curso de Pós-graduação possui um Responsável Acadêmico, com especialização técnica e mercadológica sobre a área de conhecimento, que serão responsáveis pela estruturação do conteúdo programático e pela qualidade acadêmica do curso.

  • Prof. Luiz Cezar Araujo

    Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi e MBA Executivo pelo Insper. Graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo e Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi. Iniciou as atividades acadêmicas e de docência em 2008, na Universidade Anhembi Morumbi. Atua como consultor em estabelecimentos do setor alimentício e no setor de eventos sociais e corporativos, na VCB Consultoria Gastronômica. Por mais de 15 anos, atuou na área de Gastronomia e Confeitaria em empresas como: Grupo Fasano, Buffet L’Épicerie, Restaurante Quinta da Canta, Restaurante La Casserole e Sweet Emporium. Foi sócio proprietário do Restaurante e Confeitaria Santa Rita e da Boston Bakery. Estagiou no Restaurante Martin Berasategui - três estrelas do Guia Michelin, na Espanha. Realizou diversos cursos de extensão na área de Alimentos e Bebidas no Brasil e no Exterior, tais como: Sorvetes, Barista, Food Design, Entremets, Pâtisserie Clássica e Avançada e Viennoiserie. Na área acadêmica, participa de congressos, seminários e simpósios nacionais e internacionais, sendo membro da Comissão Científica do ISITH, em Portugal, e responsável pelo desenvolvimento e operacionalização da Semana da Gastronomia da Anhembi Morumbi.
  • Fale com a Coordenação

    Profa. Heloísa Rodrigues

    Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, Especialista em Confeitaria e Panificação pela Culinary Institute of America, formada em Gastronomia e em Direito. Atua no mercado como consultora nas áreas de confeitaria e panificação. Ministrou aulas de Confeitaria e Panificação em diversas Universidades de São Paulo e, na Anhembi Morumbi, desde 2003. Foi coordenadora do Curso de Tecnologia em Confeitaria e Panificação e assumiu a coordenação do Curso de Tecnologia em Gastronomia em 2009, onde atua até o momento. Desenvolveu e coordenou o Curso de Pós-graduação em Confeitaria e Panificação.

Grade curricular

  • Análise e Resolução de Problemas Profissionais
  • Ferramentas Práticas para a Inovação
  • Empreendedorismo
  • Técnicas de Cozinha
  • Planejamento de Cardápio
  • História, Cultura e Movimentos Gastronômicos
  • Milho e Mandioca
  • Arroz, grãos e cereais
  • Horta e Pomar
  • Cana de Açúcar, coquetelaria e café
  • Peixes e Frutos do Mar – Rio, Mar e Mangue
  • Carnes e Aves
  • Queijos e Embutidos
  • Óleos, Castanhas e Gorduras
  • Cozinha Regional
  • Projeto de Experiência
A matriz curricular do curso poderá sofrer alteração a critério da Instituição de Ensino, respeitando as diretrizes curriculares nacionais e a coerência com o projeto pedagógico do curso, sempre em conformidade com a legislação vigente.

Mais Informações

Português (Brasil)
English Português (Brasil)