Vencedores do Concurso Cultural Fronteiras e Mentes Abertas embarcam para Madrid

0h00

Foram dois meses de ansiedade para os mais de 700 alunos de graduação e graduação tecnológica da Universidade Anhembi Morumbi inscritos no Concurso Cultural Fronteiras e Mentes Abertas. E agora, no final de novembro, os cinco estudantes selecionados pela iniciativa cultural puderam embarcar para vivenciar uma experiência acadêmica internacional na Universidad Europea de Madrid (UEM), na Espanha.

Com o objetivo de proporcionar aos estudantes a oportunidade de trocar experiências e conhecimentos com pessoas das mais diversas nacionalidades, essa iniciativa possibilitará aos vencedores experimentar, durante uma semana, a realidade do ambiente universitário internacional em uma das mais renomadas universidades da Europa.

Alunos e pais, acompanhados pela profa. Marta Iglesis, coordenadora do International Office, reunem-se para esclarecer dúvidas antes do embarque
Alunos e pais, acompanhados pela profa. Marta Iglesis, coordenadora do International Office, reunem-se para esclarecer dúvidas antes do embarque

O calouro de Comércio Internacional, Otto Aaron Negron Montero, conta que essa experiência será muito enriquecedora, ao proporcionar uma visão diferente do mundo. “Estou muito contente, pois muitas pessoas não têm esta possibilidade de aprendizagem. Minha escolha pela Anhembi Morumbi foi justamente por ela ser uma universidade internacional e me possibilitar ocasiões de intercâmbio como esta”, comenta. Para seu pai, Otto Negron Villas, essa experiência contribuirá para uma educação mais robusta e completa para o futuro de seu filho. “Estou muito orgulhoso por meu filho. Nós somos estrangeiros no Brasil e sabemos o quanto a experiência internacional é enriquecedora”, afirma.

Surpresa e expectativa

Para Juliana Roque, aluna de Turismo, a premiação foi uma surpresa. “Quando recebi a ligação e me disseram ‘Preciso do seu passaporte, a sua frase foi selecionada’, fiquei superanimada. Além de não termos nenhum custo com viagem ou hospedagem, poderemos praticar o idioma espanhol e conviver com pessoas das mais diversas culturas, por ser uma universidade multicultural”, conta. “Toda família ficou extremamente feliz, porque o conhecimento obtido nessa viagem será muito enriquecedor para sua carreira profissional”, analisa Mariana da Silva Porto Roque, mãe da estudante.

Os alunos vencedores: Otto Montero, Jandher Gomes, Gabriela Cezar, Isabella Franco e Juliana Roque
Os alunos vencedores: Otto Montero, Jandher Gomes, Gabriela Cezar, Isabella Franco e Juliana Roque

A surpresa não foi diferente para a aluna de Publicidade e Propaganda, Gabriela Locateli Cezar, que, ao saber o resultado, teve de providenciar o passaporte. “Não esperava ganhar o concurso, pois havia muitos participantes. Esta é uma oportunidade única e será uma experiência muito positiva para minha carreira profissional, que abrirá muitas portas”, observa. A grande motivadora de Gabriela foi sua mãe, Elaine Locateli, não só para participar do concurso como também para estudar na Anhembi Morumbi. “A Universidade está proporcionando uma incrível oportunidade a esses jovens, ao possibilitar a vivência não só no exterior, como também dentro do ambiente universitário. São diferenciais como esse que reforçam a boa escolha que fiz ao trazer minha filha para a Anhembi Morumbi. Estou muito feliz com a Universidade e orgulhosa por minha filha”, diz.

Conhecimento que abre portas

Como aluno de Relações Internacionais, Jandher Gomes aproveitará a experiência para também complementar o conhecimento adquirido em sala de aula. “Madrid é uma cidade totalmente histórica e sobre a qual estudei no contexto do comércio internacional, o que torna a experiência maravilhosa e desafiadora. Além disso, como trabalho na Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, essa viagem também contribuirá para o enriquecimento do meu currículo profissional”, conta o jovem, que complementa: “se você quer um estudo internacional, precisa estar em uma universidade que dê condições para isso. Vim de Minas Gerais para São Paulo porque identifiquei a Anhembi Morumbi como a melhor opção, sendo que um dos motivos foi a possibilidade de estudar no exterior. Hoje, o mercado está cada vez mais seletivo e a experiência internacional se torna um grande diferencial na carreira profissional”, acrescenta.

A escolha da caloura de Relações Internacionais, Isabella Franco, pela Anhembi Morumbi também foi apoiada pela possibilidade do intercâmbio internacional. “Começo meu curso no início de 2010 e já estou tendo a oportunidade de vivenciar essa experiência acadêmica única de conhecer a cultura da Espanha e, quem sabe futuramente, fazer um intercâmbio de mais tempo no país”. Orgulhosa, Cleusa Consorte, mãe da estudante, conta que está confiante sobre essa viagem: “senti muita segurança no programa de intercâmbio e acredito que essa será uma experiência inesquecível para ela”.

Conheça aqui as frases dos alunos vencedores.