Mestrando de Comunicação participa de projeto vencedor em Cannes

17h32

O mestrando de Comunicação da Anhembi Morumbi, Fábio Truci, participou da produção do filme Guerra do Drugo, premiado no festival de publicidade de Cannes com um Leão de Ouro, na categoria Film Craft.

O curta-metragem foi desenvolvido para a Comissão Global de Política sobre Drogas, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2011 e chefiada pelo ex-presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso. A produção faz parte de uma campanha que visa ampliar o debate sobre políticas públicas mais eficientes, advertindo sobre o fracasso da criminalização do uso de drogas.

Truci conta que a produção feita com 90% da técnica do stop motion e 10% por meio de pós-produção, com o uso de softwares para os acabamentos. “O Gabriel Nóbrega, diretor do filme e exímio artista na técnica do stop motion foi o principal responsável pelo sucesso do curta. Tivemos uma equipe comprometida durante 6 meses, trabalhando dia e noite, para que o resultado superasse as expectativas”, conta.

O mestrando da Anhembi Morumbi é coordenador de pós-produção da VetorZero (estúdio de animação 3D) e sua participação nesse projeto aconteceu do começo ao final do processo. “No caso específico de Guerra ao Drugo, acabei olhando para a distribuição do trabalho de finalização, rotoscopia, ajustes de cor, recebimento do material e entrega final do projeto”.

Ele comenta, ainda, que se sente honrado com o resultado: “Algumas campanhas que trabalhei na VetorZero foram motivo de orgulho sem necessariamente terem sido premiadas. O ‘Guerra ao Drugo’, por si só, já era motivo de orgulho como trabalho, pois o mote da propaganda  tinha um viés político-social que nos agradava. Receber o Leão de Ouro na categoria Craft/Animação em Cannes veio corroborar o pensamento que tenho, de que além do discurso, uma produção de excelência, ainda fazem diferença e peças publicitárias podem e devem ampliar os debates nos meios de comunicação”, finaliza.

Assista aqui ao vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=kfaGh42xZwE