Universidade sedia 15º Congresso Brasileiro de Medicina do Adolescente

15h59

Acontece, de 23 a 25 de maio, o 15º Congresso Brasileiro de Medicina do Adolescente, que tem por objetivo abordar os aspectos mais importantes do atendimento e acompanhamento da saúde do adolescente de forma prática e atualizada. O evento, sediado pela Universidade Anhembi Morumbi, pretende promover a atenção integral ao adolescente e o fortalecimento das famílias, dedicando-se às questões que envolvem prevenção, manutenção da saúde, redução de danos até tratamento e recuperação.

Para garantir que os adolescentes atravessem essa etapa da vida em segurança e sem complicações, é necessário um olhar que os perceba como parte integrante do futuro, com grande potencial de protagonismo, criatividade e vontade de mudança. É desejável que eles sejam agentes de sua própria mudança, fazendo parte das ações voltadas para seu desenvolvimento integral e garantindo a efetividade do autocuidado para a promoção de sua saúde e vida futura. Dessa forma, estarão aptos e adequadamente inseridos na sociedade, tornando-se verdadeiros cidadãos, conscientes no exercício de sua cidadania.

O evento é destinado àqueles que atuam na área da saúde como pediatras gerais – estudantes e residentes -, nutricionistas, educadores físicos, enfermeiros, além de interessados na saúde juvenil. Dado o caráter interdisciplinar de atuação, envolve também profissionais e estudantes de áreas das Ciências Humanas e da Educação, como assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, professores, estudantes e profissionais envolvido com a garantia dos direitos dessa população.

Espera-se que o profissional que trabalhará em algum momento com saúde – quer esteja ainda em formação, ou em pleno exercício de sua profissão – esteja sempre em constante atualização e seja preparado para lidar com questões complexas – muito presentes no universo da saúde do adolescente. Nesses casos, o atendimento envolve empatia, conhecimento científico e ações direcionadas também ao grupo familiar como um todo e ao meio em que eles vivem.

O Congresso é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Pediatria e conta com o apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo e trará profissionais nacionais e internacional para a realização de palestras e atividades informativas e de conscientização da importância e cuidados com a saúde nessa etapa tão importante para a formação humana – a adolescência.

15º Congresso Brasileiro de Medicina do Adolescente
Datas: 23 a 25 de maio
Local: Universidade Anhembi Morumbi
Mais informações e inscrições, acesse aqui