Universidade recebe o melhor chef do mundo

0h00

A Universidade Anhembi Morumbi recebeu, no dia 6 de novembro de 2008, o espanhol Ferran Adriá, aclamado pela imprensa internacional especializada e por seus mais famosos companheiros de trabalho como o melhor chef de cozinha do mundo.

 Ferran Adriá
Ferran Adriá

Em visita a São Paulo, Ferran Adriá fez questão de conhecer as instalações do Centro de Gastronomia da Anhembi Morumbi, no campus Centro, por já ter muitas informações a respeito da Universidade, por meio de contatos na Espanha.

“Ele foi muito simpático, autografou livros, conversou com todos os alunos e passou de classe em classe para acompanhar o trabalho que desenvolvemos aqui, inclusive provou a comida que alunos estavam preparando em uma aula de gastronomia brasileira”, disse Rosa Moraes, diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade.

Com o objetivo de conhecer a Gastronomia da Universidade, em particular o Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira, seu interesse era, sobretudo, científico: perguntou sobre os livros adotados nos cursos, conheceu a Biblioteca do campus Centro e examinou com visível admiração as cozinhas pedagógicas.

“Na Espanha não existe curso de graduação em Gastronomia e ele (Ferran) achou muito interessante a nossa proposta, além de ter ficado encantado com as instalações da Universidade”, lembrou a diretora.

O chef Ferran Adriá ficou bastante satisfeito em saber que o Centro de Pesquisas está montando um laboratório culinário de alta tecnologia, que se inspira em equipamento similar existente na Fundación Alicia (Alimentación y Ciencia), em Barcelona, da qual foi um dos criadores.

 Chef espanhol e alunos de Gastronomia
Chef espanhol e alunos de Gastronomia

Na oportunidade, alunos e professores constataram presencialmente a dedicação e preocupação do melhor chef do mundo com o “pensar” e “pesquisar” da cozinha, características marcantes também da Universidade.

Segundo Rosa Moraes, como resultado da visita, Ferran revelou uma notícia inesperada que comprovou a admiração do melhor chef do mundo pela que conheceu na Anhembi Morumbi: “Ele nos ofereceu uma vaga de estágio por ano, pelo período de 3 a 6 meses em seu restaurante na Espanha, para o aluno do 4º semestre de Gastronomia que se destacar durante o curso”, afirmou a diretora.

Ferran Adriá deixou registrada sua visita assim como vários outros importantes chef que já passaram pelo Centro de Gastronomia: estampou suas mãos em um quadro que ficará em exibição na parede da Cozinha de Demonstração do campus Centro.