Universidade promove II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação

10h07

Entre os dias 28 e 30 de outubro, o câmpus Mooca da Universidade Anhembi Morumbi sediou o II Seminário Anhembi Morumbi de Comunicação e Educação, realizado em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação (ABPEducom) e o Núcleo de Comunicação e Educação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP).

Com o tema “Educomunicação para uma vida melhor”, o evento teve o objetivo de colaborar para a articulação de esforços de profissionais e instituições que atuam na pesquisa, no ensino e na ação social, envolvidos diretamente nas interfaces da comunicação e educação. O Seminário promoveu ainda oportunidades, de troca de experiências e conhecimentos entre profissionais e sociedade como um todo, somando esforços para uma formação profissional de qualidade capaz de atender às novas demandas sociais. Além das Escolas de Comunicação e de Educação, o evento também contou com o envolvimento de docentes e estudantes da Escola de Ciências da Saúde.

Na abertura do Seminário, a Profa. Dra. Sueli Ângelo Furlan, da USP, realizou conferência com o tema “Educomunicação e Educação Ambiental: sala de aula e sustentabilidade ambiental”. O evento também contou com mesas-redondas dos profissionais: Profa. Me. Débora Menezes (USP), Prof. Dr. Paulo Santos Almeida (EACH-USP), Prof. Dr. Caio Fábio Schlechta Portella (Universidade Anhembi Morumbi) e Profa. Dra. Ana Maria Mancuso (USP). Além disso, o seminário promoveu oito oficinas, apresentação de 53 trabalhos científicos e 43 relatos de experiências de estudantes e profissionais dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraíba, Rondônia e Amapá.

Para o Diretor das Escolas de Comunicação e Educação, Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias, o evento colabora para a produção científica docente ao mesmo tempo em que estimula a atividade de pesquisa dos estudantes, contribuindo para a formação profissional e intelectual desses jovens. “O Seminário conseguiu reunir em nossa Universidade pesquisadores de São Paulo e outras regiões, promovendo um rico encontro para troca de conhecimentos entre profissionais e a comunidade acadêmica”, afirma.

Durante o Seminário, ocorreu também o lançamento do e-book “Educomunicação e Direitos Humanos”. A obra é resultado de um trabalho colaborativo entre os organizadores Profa. Dra. Claudia Lago e Prof. Dr. Claudemir Edson, docentes da USP, e os co-autores Profa. Dra. Fátima Delbono, Profa. Rose Pinheiro, Profa. Ana Cristina Ágria e Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias, da Universidade Anhembi Morumbi.

O e-book reúne 39 artigos distribuídos em dois grandes blocos. O primeiro deles traz uma introdução ao tema a partir de seis textos. Já o segundo bloco é constituído por 33 artigos elaborados por profissionais, pesquisadores e docentes advindos de diversas regiões do País. Para conhecer a obra, clique aqui.