Universidade inaugura Centro de Treinamento e Simulação em Ciências da Saúde

0h00

No último dia 21 de agosto, a Anhembi Morumbi inaugurou o maior e mais moderno Centro de Treinamento e Simulação em Ciências da Saúde da América Latina. Suas instalações contam com a mais alta tecnologia e reproduzem, em cenários extremamente realistas, as variadas situações de atuação do profissional da área. Isso porque a infra-estrutura dispõe de computadores com modernos softwares, que permitem ao aluno realizar procedimentos de forma virtual, com alta previsão para aquisição de habilidades.

 Dr. Gabriel Mário Rodrigues e Dr. Sergio Timerman descerram a placa de inauguração do Centro de Treinamento e Simulação em Ciências da Saúde
Dr. Gabriel Mário Rodrigues e Dr. Sergio Timerman descerram a placa de inauguração do Centro de Treinamento e Simulação em Ciências da Saúde

A cerimônia de inauguração contou com a presença do reitor e da vice-reitora da Universidade Anhembi Morumbi, respectivamete, Dr. Gabriel Mário Rodrigues e profa. Elizabeth Guedes. Também estiveram presentes o diretor das Escolas de Ciências da Saúde e do curso de Medicina, Dr. Sergio Timerman, e a coordenadora do Centro de Treinamento e Simulação, Dra. Ana Paula Quilici.

Convidados puderam conhecer os modernos equipamentos
Convidados puderam conhecer os modernos equipamentos

Na abertura do evento, o Dr. Gabriel declarou-se sensibilizado pelo fato de a Universidade realizar algo extremamente inusitado e agradeceu a “toda  equipe Anhembi Morumbi por mais essa conquista.” Já a profa. Elizabeth Guedes ressaltou que o Centro de Treinamento e Simulação é uma face visível do curso de Medicina, que oferece aos seus alunos programas cada vez mais alinhados com o que há de mais moderno no ensino. “É impressionante como é poderoso esse modelo pedagógico que possibilita treinar pessoas para tomar decisões rápidas em cenários de crise”, orgulha-se.

 Profa. Elizabeth Guedes
Profa. Elizabeth Guedes

 

O Dr. Sergio Timerman contou que essa foi mais uma conquista da Anhembi Morumbi e que “só tornou-se possível pelo empenho de pessoas que trabalharam para torná-la real.” Segundo ele, o ambiente de treinamento é um poderoso instrumento para o ensino, que vai contribuir ainda mais para a qualidade acadêmica da Universidade.

A mesma opinião tem o Dr. Carlos Gun, coordenador de Estágios e Rotações Clínicas, que vê no ambiente um importante instrumento para treinar as habilidades e o raciocínio rápido nos alunos. “Este é o espaço que eles têm para errar, pois quando forem a campo e enfrentarem situações reais com pessoas de verdade, não poderão cometer erros”, diz.

Um grande público prestigiou o evento
Um grande público prestigiou o evento

Para a Dra. Ana Paula Quilici, a tecnologia é de uma beleza incrível, mas não existe nada mais belo que ver os estudantes da Universidade treinarem em um ambiente único e especialmente voltado ao aprendizado. “O aluno sairá daqui mais preparado para a atividade prática, mais seguro e, com certeza, errará bem menos. A simulação é uma ferramenta de ensino que trabalha três níveis essenciais para o profissional da saúde: cognitivo, psicomotor e afetivo. Aqui ele aprenderá a trabalhar em equipe, a exercitar suas habilidades e utilizar os recursos disponíveis”, conclui.