Universidade é representada por jovem do Programa Iam em encontro global

0h00

Após estar entre os jovens selecionados para o Programa Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi 2011, Rafael Henrique Siqueira Rodrigues, responsável pelo projeto S.O.Sustentabilidade, representou a Universidade na edição 2012 do Encontro Global YouthActionNet, realizado em Istambul, na Turquia.

O evento propõe reunir a comunidade de interação virtual formada por jovens empreendedores sociais do mundo todo para participar de uma agenda densa em aspectos de formação e informação, com oficinas de troca de experiências e proposições definidas em conjunto, como compromissos de lideranças jovens globais. Além disso, o Encontro Global também possibilitou aos diretores dos programas locais se reunirem com as equipes do YouthActionNet e da Sylvan/Laureate Foundation para a troca de experiências sobre os programas que ocorrem em cada país, assim como para traçar um plano comum de definições de parâmetros e estratégias em conjunto com as equipes das instituições parceiras.

 Jovens de diversas nacionalidades aproveitam a ocasião para promover a troca de experiências
Jovens de diversas nacionalidades aproveitam a ocasião para promover a troca de experiências

Desde 2001, a cada ano, o YouthActionNet seleciona 20 global fellows (assim denominados os jovens empreendedores) como destaque em todo o mundo. Nesta edição, Rafael Henrique foi um dos selecionados, com o seu projeto S.O.Sustentabilidade, que se dedica a aumentar a eficiência dos processos operacionais e administrativos das centrais de triagem de material reciclável.

“A oportunidade de viajar para Istambul foi única. Mas tenho de admitir que a experiência de passar uma semana inteira em imersão com outros 19 jovens empreendedores sociais de todos os cantos do mundo superou, em muito, a experiência de visitar a cidade”, comenta Rafael.

Para o jovem do projeto S.O.Sustentabilidade, a experiência foi enriquecedora e agregou novos conhecimentos que poderão ser utilizados em seu projeto, gerando muito mais impacto na comunidade. “Em apenas 7 dias fiz amigos para a vida toda, e não poderia ser diferente. Estar em contato com pessoas de perfil muito semelhante, com as mesmas motivações e, principalmente, com o mesmo desejo de fazer o mundo um lugar bem melhor foi inspirador”, reforça.

 Rafael se reúne aos outros 19 jovens reconhecidos
Rafael se reúne aos outros 19 jovens reconhecidos

O programa global conta hoje com 11 institutos locais, como o Programa Iam na Anhembi Morumbi, formando uma rede com 680 jovens lideranças em cerca de 71 países, que envolvem aproximadamente 34 mil voluntários em iniciativas, as quais impactam mais de 1,2 milhão de pessoas em diversas partes do mundo.

A premiação e certificação de um jovem como fellow do YouthActionNet significa um importante reconhecimento global de seu trabalho como empreendedor social em determinada comunidade ou sociedade. O projeto desse jovem passa a ser referência mundial para outros jovens, instituições, órgãos governamentais e demais agentes de mudanças que impactam a vida das pessoas e as condições ambientais, sociais e produtivas do planeta.

 Maurício Homma, à esquerda, parabeniza Rafael pelo reconhecimento
Maurício Homma, à esquerda, parabeniza Rafael pelo reconhecimento

“Um global fellow é reconhecidamente um agente potencial de mudanças positivas e, em quatro anos de Programa Iam, este é o quarto jovem reconhecido por essa iniciativa com uma premiação global”, afirma Maurício Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Anhembi Morumbi que acompanhou Rafael no encontro.

De acordo com Homma, esse reconhecimento demonstra que a Anhembi Morumbi e a Rede Laureate possuem de fato uma prática que consagra a Instituição como agente de formação, reconhecimento e de promoção de jovens atores que geram mudanças significativas no mundo. “Seja participando do Programa Iam, ou de outras ações integradas que possibilitem o suporte técnico aos projetos sociais, nossos alunos recebem formação acadêmica e orientação profissional para que se tornem esses jovens atores mundiais”, ressalta.