Universidade Anhembi Morumbi realiza exposição “Comer com os olhos”, no Eataly

13h48

Entre os dias 12 e 16 de agosto (quarta-feira a domingo), a Anhembi Morumbi realiza a “Comer com os olhos”, exposição de esculturas feitas com alimentos, no Eataly São Paulo. O evento faz parte do Projeto Design Food Eataly + Brazil S/A, que integra a programação do Design Weekend 2015.

Produzidas por docentes do curso de Gastronomia da Universidade, as seis obras que fazem alusão aos tipos de comida oferecidos pelos principais restaurantes do Eataly serão expostas na entrada da loja. “Para reafirmar o slogan do Design Weekend, que diz que o ‘design está em tudo’, resolvemos produzir as esculturas de alimentos, que levam o espectador à reflexão de que comida também é cultura e deve ser apreciada por sua delicadeza, além do sabor”, conta Marina Tonete, coordenadora do Centro de Gastronomia da Anhembi Morumbi.  A especialista diz ainda que “Comer com os olhos” – expressão criada por antigos romanos – significa admirar, observar. “No cotidiano, nos alimentamos rapidamente e não notamos a dedicação do chef na composição do prato, sentir os aromas e sabores de cada ingrediente que o compõe”.

Com curadoria do decorador José Roberto Moreira do Valle, do Brazil S/A, maior evento de design brasileiro na Europa, o Projeto Design Food Eataly + Brazil S/A foi criado para promover o tema dentro do espaço especializado em gastronomia italiana. “Olhamos para a gastronomia como uma ferramenta de arte. Por isso, resolvemos criar essa parceria com o Eataly e convidamos a Anhembi Morumbi por ser referência no mercado”, diz Moreira do Valle.

Conheça as obras:

À frente do Il Pesce, a escultura “O sagrado” refere-se ao símbolo sagrado utilizado pelos cristãos para lembrar a provisão de Deus, que multiplicou os peixes em um de seus milagres.

A “Carapaça da sobrevivência” lembra um grande ouriço-do-mar, que utiliza seus espinhos como proteção e arma. O espaguete é utilizado como símbolo de sobrevivência, já que é o principal alimento da culinária italiana. Exposta em frente ao La Pasta.

O Le Verdure ganha a escultura “Vem da terra, vem do mar”. Uma colônia de corais feita de cogumelos explora a ideia de que verdura pode vir da terra e do mar, já que muitos povos se alimentam de algas.

O “Gosto de infância” ficará na frente do Il Gelato di Venchi. A obra é feita de casquinhas de sorvete e faz alusão à doce infância.

Para homenagear o La Carne, os professores criaram “O corte ideal”. Trata-se de um leque de facas, que faz alusão à máxima de que não existe carne de primeira ou segunda, mas sim, técnica de cocção correta para cada tipo de corte.

Já para o La Piazza, “O nosso ovo perfeito” – ingrediente curinga em qualquer cozinha – brinca com a ideia de que o ovo perfeito é ele por si só.

A exposição “Comer com os olhos” ficará em cartaz de 12 a 16 de agosto, das 8h às 23h, no Eataly.

Exposição “Comer com os olhos” – Food Design no Eataly
Data:
12 a 16 de agosto de 2015
Horário: Quarta-feira a domingo, das 8h às 23h
Local: Eataly São Paulo
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 1489