Universidade Anhembi Morumbi realiza a International Fair 2008

0h00

Entre os dias 7 e 8 de outubro, no campus Vila Olímpia, a Universidade Anhembi Morumbi realizou a International Fair Brasil 2008, uma feira que reuniu representantes de instituições de ensino superior da Rede Laureate no exterior. O intuito foi apresentar as possibilidades de intercâmbio em cada área de formação, a cultura e o idioma de cada país, além de esclarecer as dúvidas dos interessados no programa.

O evento é uma oportunidade para que alunos e futuros alunos conheçam melhor os benefícios de estudar na primeira universidade internacional do Brasil. Durante a International Fair Brasil 2008, os interessados  puderam encontrar informações importantes sobre os cursos oferecidos, estadia, custo de vida, receptividade da população e aspectos culturais de cada país, entre outras questões.

 A profa. Marta Iglesis esteve no estande do International Office para explicar sobre os programas de intercâmbio oferecidos pela Universidade
A profa. Marta Iglesis esteve no estande do International Office para explicar sobre os programas de intercâmbio oferecidos pela Universidade

Para a coordenadora do International Office da Universidade Anhembi Morumbi, profa. Marta Iglesis, o evento é uma oportunidade ímpar para os interessados falarem diretamente com os representantes internacionais e sentirem como é a língua, a cultura e obter informações em primeira mão.

Com o programa de intercâmbio, o aluno tem a possibilidade estudar no exterior e validar os créditos cursados ao retornar. Desta maneira, aprimora o currículo e aumenta as chances no mercado de trabalho, além de aprender ou aperfeiçoar outro idioma.

Representantes de instituições de ensino superior do Peru, México, França, Espanha, Suíça, Chile, Chipre e Estados Unidos da América falaram sobre os cursos oferecidos compatíveis com os da Universidade, a fim de esclarecer as principais dúvidas sobre a adequação da arquitetura curricular entre as universidades.

 Durante os dois dias de evento, centenas de alunos visitaram os estandes para esclarecer suas dúvidas
Durante os dois dias de evento, centenas de alunos visitaram os estandes para esclarecer suas dúvidas

A aluna do 4º período de Hotelaria, Vanessa Gomes Carneiro Gariniello, pretende cursar o primeiro semestre de 2009 na Suíça ou no Chile. Para tanto, ela compareceu ao evento junto com sua mãe, Helenice Gomes Carneiro Gariniello, para decidir o destino da sua viagem. “No momento, um fator importante para essa decisão é a alta do dólar, que pode encarecer muito a viagem para Europa”, diz Helenice.

Para a estudante, que já fez intercâmbio no Canadá, atualmente seria interessante estudar em um país latino para aprimorar o espanhol e ter um terceiro idioma fluente. “Uma professora do curso disse que a área de Hotelaria é bastante abordada no Chile, o que me despertou o interesse de fazer intercâmbio no país”, explica Vanessa.

 A aluna Luana Garcia ficou ainda mais animada para fazer o intercâmbio após visitar a Feira
A aluna Luana Garcia ficou ainda mais animada para fazer o intercâmbio após visitar a Feira

Com muito bom humor, a estudante de Marketing, Luana Garcia, e seu pai, Fernando Garcia, transitaram pelos estandes da Feira e esclareceram suas dúvidas quanto ao intercâmbio para a Espanha. “Eu pretendo ir no ano que vem cursar um semestre ou talvez um ano. Depois de visitar a Feira, fiquei com mais vontade ainda”, comenta a aluna. Fernando diz que após conversar com um representante da Universidad Europea de Madrid, se sente mais seguro para que a filha estude por esse tempo fora do Brasil. “Estou mais tranqüilo agora. Tenho muitas preocupações quanto ao intercâmbio, mas a feira foi muito esclarecedora. Agora vamos decidir sobre a viagem”, conta.

O aluno do curso de Artes, Emerson Ferreira Santos, tem interesses distintos em relação ao intercâmbio. Na Feira, ele estava pesquisando sobre o programa de férias na França, e também sobre cursar um semestre do curso na Espanha. “Soube do programa de intercâmbio após entrar no curso e achei uma excelente oportunidade. Entrei na Universidade por indicação de amigos que ressaltaram a qualidade de ensino e tenho me surpreendido positivamente. Faço, inclusive, disciplinas que nem preciso fazer, de tanto que gosto do curso”, diz.

Segundo o diretor regional de admissão da Laureate Hospitality Education na América do Sul, Dorival Pinotti, atualmente se o profissional não for internacional, ele está fora do mercado. “Hoje, os jovens tem duas opções: ser um alto executivo ou ser empreendedor e abrir o seu próprio negócio. Nós preparamos os alunos para todas as situações que ele possa enfrentar no mercado e ser bem sucedido”.

 Muitos alunos se interessaram pelo intercâmbio para a Espanha
Muitos alunos se interessaram pelo intercâmbio para a Espanha

A profa. Marta Iglesis comemora a crescente procura pelos programas de intercâmbio por parte dos estudantes da Universidade. “Vale ressaltar que estamos com inscrições abertas para o intercâmbio para a Espanha no primeiro semestre de 2009 até o dia 30 de outubro, e para outros países, até o dia 31 de novembro”.

Para mais informações sobre os programas de intercâmbio, entre em contato com o International Office pelo telefone 0800 772 8776.