Universidade Anhembi Morumbi promove debate sobre o cotidiano do jornalista esportivo

10h25

A Anhembi Morumbi promove a partir da próxima terça-feira, dia 28, das 19h30 às 21 horas, no Câmpus Vila Olímpia, o primeiro dos três seminários “O dia a dia do Jornalismo Esportivo”.

Realizado pela coordenação da pós-graduação em Jornalismo Esportivo e Multimídias da Anhembi Morumbi, o evento contará com os principais nomes do jornalismo esportivo do Brasil: Marcelo Laguna (editor do IG), Luis Augusto Simon, o Menon (colunista esportivo do UOL), Gilvan Ribeiro (editor de esporte do Diário de São Paulo e autor do livro “Casagrande e seus demônios”), Paulo Guilherme (editor do G1), Heleni Felippe (assessora de imprensa do nadador César Cielo e dos atletas patrocinados pela BM&F/Bovespa) e Luciano Signorini (assessor de imprensa do técnico Tite).

Os seminários, que debaterão a cobertura de megaeventos, jornalismo em formato de livro e gerenciamento de crises, são gratuitos e abertos ao público. As inscrições podem ser realizadas no link http://blogs.anhembi.br/formularios/seminario_esportivo/. As vagas são limitadas.

 

Programação:

28 de maio (terça-feira) – 19h30 às 21h – A cobertura de megaeventos

 

Marcelo Laguna

Começou a carreira como setorista do São Paulo Futebol Clube, mas sempre foi apaixonado por outras modalidades esportivas. Cobriu três Jogos Olímpicos, dois Pan-Americanos, quatro Mundiais de Basquete e diversos eventos poliesportivos pelo Brasil e o mundo. Passou pela Placar, Diário Popular (atual Diário de S.Paulo), Lance e site Sportsjá, entre outros. Trabalha no IG Esporte como editor-assistente, coordenando o núcleo de setoristas de futebol. Escreve o blog Espírito Olímpico no portal.

Luis Augusto Simon (Menon)

Atuou no Popular da Tarde, Diário Popular, Gazeta Esportiva, Lance!, Jornal da Tarde, Agora SP, revista ESPN e site Trivela. Atualmente no UOL, escreve o Blog do Menon. Cobriu três Copas do Mundo (1994, 2002 e 2006) e mais de 50 jogos da seleção brasileira, além da Olimpíada de Londres (2012). É autor dos livros “Tricolor celeste” (Publisher Brasil), “Os donos do mundo: a história de todos os campeões mundiais” (com Rubens Leme da Costa/Editora Leitura); “Os 11 maiores goleiros do futebol brasileiro” (Ed. Contexto); “Nascido para vencer” (com Marcelo Prado/Editora Leitura) e “A saga corintiana” (Publisher Brasil).

 

17 de junho (segunda-feira) – 19h30 às 21h – Jornalismo em formato livro

 

Gilvan Ribeiro

Começou no jornalismo em 1987, na Folha de S.Paulo. Passou por Folha da Tarde, Diário de S.Paulo e ESPN Brasil. Atualmente é editor de Esporte do Diário de S.Paulo. É autor de “Casagrande e seus demônios” (com Walter Casagrande Jr./Editora Globo).

Paulo Guilherme

Começou como jornalista em 1989 no Jornal da Tarde. Em 1993, transferiu-se para O Estado de S.Paulo. Passou pelo site PSN, onde foi editor, revista Placar e agência Reuters. Atualmente é editor de Carros, Empregos e Educação no portal G1. Cobriu duas Copas do Mundo (1994 e 1998), duas Copas América, uma Copa das Confederações, além de GPs de F-1. Escreveu os livros ”Goleiros: heróis e anti-heróis da camisa 1” (Editora Alameda) e ”Os 11 maiores laterais do futebol brasileiro” (Editora Contexto).

 

24 de junho (segunda-feira) – 19h30 às 21h – Gerenciamento de crises

 

– Heleni Felippe

Participou da cobertura de quatro Olimpíadas (1996, 2000, 2004 e 2012) e quatroJogos Pan-Americanos (1995, 1999, 2003 e 2007), de Mundiais de diversos esportes (atletismo, basquete e vôlei), além de torneios internacionais de várias modalidades (hipismo, natação, ginástica e polo aquático). Passou por Diário do Grande ABC, rádios Globo e Capital e O Estado de S.Paulo. Foi assessora de imprensa do Pão de Açúcar, prefeituras de São Caetano e Santo André. É sócia-fundadora da Contrapé Jornalismo, que cuida das contas de BM&F Bovespa e Cesar Cielo.

– Luciano Signorini

Criador, em 1999, da LSigno Comunicação. Entre seus clientes, entidades e atletas como Corinthians, Leandrinho e o técnico Leão. Atualmente faz assessoria de comunicação e imprensa para nomes como os técnicos Tite, Gallo, Ricardinho e Toninho Cecílio, e jogadores como Betão, Thiago Ribeiro e Wilian, além do patinador Marcel Stürmer.

 

Seminário “O dia a dia do Jornalismo Esportivo”

Datas: 28/05, 17/06 e 24/06

Horário: das19h30 às 21h

Local: Sala 501 C – Câmpus Vila Olímpia

Endereço: Rua Casa do Ator, 275, Vila Olímpia – São Paulo

Inscrições: http://blogs.anhembi.br/formularios/seminario_esportivo/.

Gratuito