Estimular o intercâmbio para o Brasil entre estudantes dos 18 países da Rede Internacional de Universidades Laureate é o objetivo do International Office da Anhembi Morumbi. Colocando em prática esse ideal, um grupo de 22 peruanos recém-formados pelo Instituto Tecnológico Privado Cibertec pôde acompanhar um curso de curta duração oferecido pela Universidade.
Entre os dias 25 e 27 de agosto, eles estiveram no campus Vila Olímpia para assistir aulas com profissionais convidados da área de Tecnologia, além dos docentes locais que ministraram palestras. Eles também visitaram empresas renomadas do ramo como a Itautec, em Jundiaí, e a General Motors,
|
Grupo de peruanos durante a abertura do curso com a diretora do International Office, Liliane Kafler |
Para o diretor-acadêmico do Cibertec e da Rede Laureate do Peru, prof. Julio Cardena, hoje em dia é impossível pensar em uma educação local, visto que vivemos em um mundo globalizado. “Penso que São Paulo é uma cidade onde o aluno pode ter essa experiência internacional e a Universidade Anhembi Morumbi oferece um ambiente acadêmico excelente, é muito inovadora e com ótimos professores. Estamos proporcionando essa oportunidade aos nossos alunos”, ressalta.
Segundo Liliane Kafler, diretora do International Office, eventos como esses são de suma importância para a Universidade. “A internacionalização não é simplesmente a viabilização de programas de intercâmbio. Não basta disponibilizarmos aos nossos alunos a ida para outros países, mas também precisamos viabilizar que alunos de outros países venham para o Brasil. Esse é um benefício muito grande para os acadêmicos que não têm a possibilidade de sair por alguma razão do País. É a chance de vivenciar um campus multicultural, em que o aluno pode ter contato com outras realidades e culturas de diversas partes do mundo. É uma troca de conhecimentos muito grande”, completa.
Esse é o primeiro passo dentre muitos que o International Office planeja para estimular a troca de experiências entre os estudantes. “Estamos verificando alguns grupos do México, Espanha e Costa Rica que, em um futuro bem próximo, também virão para esses programas específicos de curta duração e férias. Nós já recebemos 56 alunos estrangeiros de seis países diferentes desde que ingressamos na Rede”, comemora a diretora.
Os alunos foram recepcionados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na tarde do dia 24 de agosto, por funcionários da Universidade. Dentre eles, esteve o assistente do International Office, Camilo Borges, responsável também por toda a logística do curso oferecido. Ele, que já teve a experiência de fazer intercâmbio no Chile, conta que a experiência vivida em outro país é muito enriquecedora. Outro ponto facilitador foi ter o espanhol fluente, o que possibilitou a comunicação com o grupo estrangeiro.
|