Universidade Anhembi Morumbi lança MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas

0h00

No último dia 17 de fevereiro, no campus Avenida Paulista, a Universidade Anhembi Morumbi promoveu o lançamento oficial do curso de MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas, desenvolvido em parceria com a Escola de Estudos Universitários Real Madrid.

 O ex-pugilista Éder Jofre e a ex-jogadora de basquete "Magic" Paula
O ex-pugilista Éder Jofre e a ex-jogadora de basquete “Magic” Paula

O evento foi marcado pela palestra e almoço com Jorge Valdano, diretor-geral da Escola de Estudos Universitários Real Madrid e ex-jogador da seleção argentina de futebol, e contou com a presença de convidados ilustres, como a ex-jogadora da seleção brasileira de basquete, “Magic” Paula; o ex-pugilista, Éder Jofre; e o ex-jogador da seleção brasileira de voleibol, José Montanaro, além de representantes da área esportiva, membros de federações esportivas e empresários do setor.

 A Vice-Reitora Elizabeth Guedes durante a abertura do evento
A Vice-Reitora Elizabeth Guedes durante a abertura do evento

A Vice-Reitora da Anhembi Morumbi, Elizabeth Guedes, iniciou o evento falando sobre a oportunidade de transformar a discussão sobre o esporte no País em um amplo assunto acadêmico, gerando assim a reflexão e a valorização do mesmo, como um pilar de desenvolvimento cultural e econômico.

 O ex-jogador de futebol Jorge Valdano durante sua palestra
O ex-jogador de futebol Jorge Valdano durante sua palestra

Logo em seguida, foi a vez de Jorge Valdano ministrar sua palestra “Motivação e Liderança de Equipes de Trabalho”, comparando os valores de liderança do esporte e do mundo empresarial por meio de relatos do mundo do futebol.

Para traçar um paralelo entre as situações mais recorrentes nos dois universos, Valdano utilizou imagens de partidas de futebol em que o líder moral do time levou motivação aos jogadores e conseguiu reverter um placar que parecia encerrado, demonstrando a importância de um líder para uma equipe lograr êxito.

 Vários representantes da área esportiva, membros de federações esportivas e empresários do setor compareceram ao evento
Vários representantes da área esportiva, membros de federações esportivas e empresários do setor compareceram ao evento

Para ele, valores como dedicação, equilíbrio, orgulho do time, coletividade, reconhecimento dos talentos e disciplina são ingredientes que resultam em sucesso, independentemente da área em que forem aplicadas. Ilustrando situações de perda e ganho, Valdano mostrou uma partida em que perdeu a chance de fazer um gol em um importante jogo e foi cobrado por isso depois, tanto da torcida como dos dirigentes do time. Com a persistência, o ex-jogador conseguiu limpar a sua imagem, emplacando vários gols nas partidas seguintes, graças à motivação que recebeu de seus companheiros de time e do treinador na época.

MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas

Inédito no Brasil e na América Latina, o MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas conta com a parceria da Escola de Estudos Universitários Real Madrid, criada pelo Real Madrid C. F. – eleito pela FIFA como o melhor clube do século 20 e considerado uma das 20 marcas de maior prestígio no mundo – e pela Universidade Europeia de Madrid, pertencente à Rede Laureate.

Tantas referências internacionais agregam ao curso diferenciais exclusivos como a possibilidade de estágio na Espanha, além da formação integral em gestão e marketing esportivo, respaldado por um dos clubes que melhor entende sobre o assunto. O MBA conta ainda com um Conselho Consultivo formado por profissionais de destaque no meio esportivo, a fim de obter opiniões e sugestões de diversos segmentos para atender à atual demanda do mercado nacional e internacional do esporte por profissionais qualificados.

 A coordenadora do MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas, Deborah Duarte Palma
 A coordenadora do MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas, Deborah Duarte Palma

“A indústria do esporte está crescendo e movimentando milhões de reais por ano. Para se ter uma idéia, o PIB do esporte cresceu mais que o PIB nacional. O Brasil tem tradição em cursos direcionados ao futebol, mas não em cursos focados na gestão de esportes como o que a Universidade está lançando. Por isso contamos com o Conselho Consultivo, formado por pessoas da mais alta importância e que estão opinando para colocar o curso efetivamente dentro do cenário esportivo brasileiro”, disse a coordenadora do MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas, Deborah Duarte Palma.

Para saber mais sobre o MBA em Gestão e Marketing de Entidades Esportivas, clique aqui.