Universidade Anhembi Morumbi apoia II Fórum Universitário de Paradiplomacia

12h19

A Paradiplomacia, compreendida como as Relações Internacionais dos governos subnacionais (Municípios, Governos de Estado e Distrito Federal), vem se transformando em uma área cada vez mais consolidada de atuação para os internacionalistas.

Nesse contexto, o curso de Relações Internacionais da Universidade Anhembi Morumbi firmou uma parceria com a Assessoria Especial para Assuntos Internacionais do Governo do Estado de São Paulo com o intuito de apoiar a realização do II Fórum Universitário de Paradiplomacia.

O evento, que terá atividades semanais de 09 a 23 de maio, é um espaço de debates, capacitação e atividades conjuntas entre estudantes de Relações Internacionais, professores, representantes de governos locais e organizações não-governamentais.

No dia 16 de maio, na sala 611 do câmpus Vila Olímpia, a Anhembi Morumbi sediará o curso de capacitação ministrado pela especialista em Paradiplomacia e coordenadora adjunta do curso de Relações Internacionais, Marcela Garcia Fonseca, e com participação especial da Assessoria Internacional da Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, Ana Paula Fava. Além disso, 40 estudantes de Relações Internacionais da Universidade já estão inscritos para participar do Fórum.

Com o tema Regiões das Américas pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, o II Fórum Universitário de Paradiplomacia promoverá uma simulação em que os participantes, organizados em comitês, representarão diversos governos locais das Américas, com o objetivo de elaborar um Acordo de Cooperação para a Agenda Pós-2015. Ao final do evento, os comitês vencedores serão condecorados com uma Menção Honrosa do Governo do Estado de São Paulo.

Saiba mais sobre o II Fórum Universitário de Paradiplomacia em www.facebook.com/forumparadiplomacia.