Trote Solidário 2012 promove solidariedade e contribui para uma vida melhor para a comunidade

0h00

De 13 de fevereiro a 02 de março, a Universidade Anhembi Morumbi promoveu o Trote Solidário 2012. Uma ação cujo objetivo principal foi dar boas-vindas aos alunos a partir de atividades culturais e educacionais que promoveram a solidariedade no ambiente acadêmico.

Com o slogan Nesta aula de cidadania, você pode ser nota 10!, o movimento aconteceu nos câmpus Avenida Paulista, Morumbi, Centro (Mooca), Vale do Anhangabaú e Vila Olímpia.

De acordo com Maurício Homma, coordenador de Responsabilidade Social, a iniciativa demonstrou que há uma sintonia entre estudantes, professores e colaboradores quando os propósitos são de ações colaborativas e construtivas para o bem-estar da sociedade. “A disposição dessa comunidade em contribuir de forma solidária, desde o planejamento até a execução e participação da programação, aliada a um conjunto de parceiros externos que nos apoiaram e viabilizaram as atividades, trouxe resultados expressivos e que indicam o potencial que possuímos para realizar novas ações”, analisa.

Para Gabriel Mário Rodrigues, Reitor da Universidade, o Trote Solidário 2012 ajudou a salvar vidas e deu exemplo de cidadania e amor ao próximo. “Essa iniciativa ofereceu à comunidade atividades que os beneficiassem. Isso jamais ocorreria se não houvesse um entendimento claro por parte dos alunos quanto às reais necessidades do mundo e se não existisse uma ponte para a realização do projeto. A Instituição é a ponte, enquanto alunos, professores e colaboradores são os realizadores”, afirma.

O Trote Solidário 2012 envolveu toda a comunidade acadêmica em mais uma boa experiência. Por isso, a proposta é de que a ação não fique restrita apenas a esse período do ano, em que ocorre a entrada e retorno dos estudantes à Universidade. “Ao longo do ano, a Universidade promoverá outras iniciativas, porque defendemos como um de nossos objetivos a consolidação do comportamento solidário e de responsabilidade social, tanto na formação profissional, quanto na vida cotidiana das pessoas”, reforça Maurício Homma.

Clique aqui e confira algumas fotos da iniciativa Trote Solidário 2012. Conheça também abaixo os depoimentos de algumas pessoas que estiveram envolvidas nesse movimento:

Fernanda dos Santos, aluno do curso de Medicina
“O Trote Solidário 2012 realizado pela Universidade Anhembi Morumbi foi um evento muito bem sucedido, que abrangeu uma série de ações, ajudando a população de um abrigo de moradores de rua, com doações de alimentos não perecíveis e produtos de higiene pessoal; na educação das crianças, com doação de material escolar; e sem esquecer-se do meio ambiente, promovendo a doação de medicamentos vencidos e lixo eletrônico, com o objetivo de ter o seu fim direcionado de maneira correta. Além disso, ofereceu a oportunidade de as pessoas participarem de Doação de Sangue e Doação de Animais. Isso mostra que a Universidade tem uma visão além do centro educacional, preocupando-se com o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e consciente. Nós, alunos da Anhembi Morumbi, sentimos-nos orgulhosos de fazer parte de uma instituição que faz a diferença nas nossas vidas e na comunidade. Esperamos que essas ações se perpetuem.”

Profa. Simone Sato, Diretora Acadêmica Adjunta da Escola de Ciências da Saúde
“Uma Universidade também deve se preocupar em formar cidadãos socialmente responsáveis, capazes de reconhecer seu papel na sociedade e o poder de transformá-la para muito melhor. Neste ponto a Anhembi Morumbi cumpre seu papel com muita responsabilidade. A adesão dos alunos é total e o sentimento de dever cumprido é real. Além disso, o Trote Solidário propicia uma integração saudável entre os estudantes, professores e colaboradores. Ações como estas devem ser sempre estimuladas.”

Thomas Moraes, aluno do curso de Design Digital
“A participação no Trote Solidário acabou sendo uma grande oportunidade para ampliar a divulgação da ONG ‘Um Teto para o meu País’. Meu trabalho de conclusão de curso (TCC) está sendo sobre a ONG, e essa iniciativa nos gerou a possibilidade de criar um hotsite que promoveu a inscrição de mais de 180 voluntários e a arrecadação de mais de 48 Kg de alimentos. Muitos dos voluntários inscritos na Anhembi Morumbi já participaram da construção de moradias no último dia 17 de março, juntamente a outras centenas de estudantes. Foi um final de semana com mais de 1.000 universitários. Uma experiência emocionante, maravilhosa, inesquecível. Eu recomendaria a todos!”

Prof. Rui Carlos Vicenzi, Diretor Acadêmico Adjunto da Escola de Medicina Veterinária
“Foi surpreendente o envolvimento e a adesão dos alunos e colaboradores as iniciativas desenvolvidas no Trote Solidário, o que mostra uma grande motivação na busca de atos solidários e de responsabilidade socioambiental. Assim, atitudes como esta devem ser cada vez mais estimuladas, pois propicia a possibilidade de cada um exercer solidariedade e cidadania. Isso gera aos alunos uma formação mais humanista e desperta em todos a vontade de transformar o mundo em que vivemos, ou que deixaremos para as futuras gerações, em um lugar melhor.”

Grace Aparecida Moreno, colaboradora da Central de Atendimento ao Professor
“O Trote Solidário foi uma iniciativa super válida. Movimentos como esse, que oferecem diversas atividades sociais, como a doação de sangue e de medula óssea, devem ocorrer mais vezes ao ano, para que mais pessoas possam participar.”

Prof. Geraldo Alécio de Oliveira, coordenador do curso de Farmácia
“O Trote Solidário substitui o constrangimento, a humilhação e a violência contra os calouros, promovidas pelos tradicionais trotes, por um momento de integração, voltado para uma formação mais humana e social. Para os calouros, desde a primeira semana de aula, o sonho de frequentar uma universidade passa a ser um ambiente de conscientização social, com a realização de diversas ações de cidadania. Para os veteranos, é uma oportunidade de reflexão sobre ética, valores e de aprimorar sua formação pessoal. Tudo de uma forma alegre e descontraída, onde todos saem ganhando.”