Trabalhos de alunos são selecionados para o Festival Anim!Arte

0h00

Dois curtas-metragens realizados no Projeto Transdisciplinar – alunos do 3º semestre dos cursos de Design de Animação, Produção Musical e Fotografia – foram selecionados para a mostra competitiva do Festival Anim!Arte, exibido em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A partir do tema “Memória Social da Cidade de São Paulo”, os grupos escolheram um subtema, entrevistaram pessoas relacionadas ao assunto escolhido e fizeram uma animação com base na entrevista e pesquisas.

O subtema Cinema, “Cine Nostalgia”, dirigido por Marcus Camargo, utiliza as técnicas de 3D e 2D Digital para resgatar as memórias do antigo centro da cidade, contadas pelo avô de Natanael, o personagem principal.

 Cena do curta Cine Nostalgia
Cena do curta Cine Nostalgia

Foi entrevistado um projecionista da época da Cinelândia, que trabalhou durante anos no Cine Marabá. Com a digitalização do cinema, ele perdeu o emprego e hoje diz ter nojo do centro, pois as boas salas de antigamente foram fechadas ou viraram salas de exibição de filmes pornôs.

O trabalho foi selecionado também para o Festival de Curtas da PUC-Rio e Entretodos, festival de curtas de Direitos Humanos.

No subtema Transporte, “Olavo, o Motorneiro Pé-quente”, dirigido por Anna Brandão e Thiago Trevisan, utiliza a técnica de stopmotion para mostrar as desventuras de um motorista de bonde na cidade de São Paulo na década de 50.

 Cena de Olavo, o Motorneiro Pé-quente
Cena de Olavo, o Motorneiro Pé-quente

O grupo entrevistou Sr. Olavo, um dos últimos motorneiros vivos da década de 50, dentro de um bonde no Museu do Transporte Público, em São Paulo.

Durante a entrevista, Sr. Olavo contou como era trabalhar na CMTC, como era a sociedade nos tempos do bonde e que apesar das dificuldades de ser um motorista (e cobrador) de bonde, faria tudo de novo. O curta também foi convidado a participar do festival europeu de internet, Bang-Awards.