Trabalho produzido no curso de Design Digital é selecionado pela 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico

0h00

La Muerte Ilustrada”, trabalho de conclusão de curso desenvolvido por alunos de Design Digital no ano de 2007, foi selecionado pela 9ª Bienal Brasileira de Design Gráfico para participar do evento, em março de 2009, na categoria Design e Interfaces Audiovisuais. A notícia foi anunciada em novembro, pela Associação dos Designers Gráficos do Brasil (ADG), organizadora da Bienal.

La Muerte Ilustrada
La Muerte Ilustrada

O TCC foi produzido pelos alunos, agora formados, Adriano Sansone Piemonte, Alessandro Sansone Piemonte, Daniel Souza da Conceição, Denis Rodrigues de Freitas, Diego Loza Pereira, Diogo Mangiacavalli e Rafael de Almeida, orientados pelos professores Nelson Somma Jr. e Marcelo Prioste, com a proposta de demonstrar, por meio da obra do gravurista mexicano José Guadalupe Posada, um caminho inicial para o desenvolvimento das artes visuais no México e na América Latina.

Os integrantes do grupo, ex-alunos do curso de Design Digital
Os integrantes do grupo, ex-alunos do curso de Design Digital

“Em nosso trabalho analisamos como o artista utilizou e adaptou os recursos existentes de sua época para transmitir a informação ao povo mexicano, onde a grande maioria de camponeses e índios eram analfabetos. Seu trabalho denunciou abusos políticos, injustiças e milagres religiosos, sensacionalismos, satirizou burgueses e mostrou uma única forma de igualdade social, expressada através da caveira”, explicam os integrantes do grupo.

Peças gráficas
Peças gráficas

Como resultado final, o trabalho é composto por uma pesquisa teórica sobre a posição de José Guadalupe Posada, de onde foi desenvolvida a proposta de design; um jornal experimental com obras do artista e citações de autores latinos americanos; uma peça on-line interativa; um site voltado a dispositivos móveis; peças gráficas e, por fim, um blog com os principais textos que fazem parte do projeto e um pouco sobre cada etapa de produção.

Segundo a professora Rachel Zuanon, coordenadora do curso de Design Digital, “a seleção do trabalho pela Bienal representa um grande mérito e uma importante conquista aos ex-alunos, tendo em vista a seriedade e o comprometimento desse evento que aponta, a cada dois anos, a expressão máxima em qualidade da produção em design”.

Conteúdo voltado para celulares
Conteúdo voltado para celulares

Para o grupo, ter o projeto na 9º Bienal de Design Gráfico é o reconhecimento de um ano de trabalho intenso. “Estar na Bienal, para nós, significa também o início da realização de mais um dos ítens do projeto, pois esta é uma ótima oportunidade para difundir e incentivar a pesquisa sobre as raízes do design latino americano em busca de uma identidade própria”, afirmam.

O trabalho “La Muerte Ilustrada” também integrará a exposição da Bienal Ibero-americana de Design, na qual também estarão, representando a Universidade Anhembi Morumbi, produções dos alunos dos cursos de Design de Games – “Metrópolis D´Elle” – e de Design Gráfico – “Arte e Design: Optical Art”. Esses trabalhos estarão expostos no Matadero Madrid Central de Diseño, na Espanha, no período de 24 de novembro de 2008 a 15 de fevereiro de 2009.

Layout produzido com base nas pesquisas realizadas pelo grupo
Layout produzido com base nas pesquisas realizadas pelo grupo

“Não resta dúvida que, tanto para a Universidade como para o nosso curso e nossos alunos, essa classificação expressa um grande reconhecimento do trabalho que vimos realizando, dedicado à pesquisa, à criação e ao desenvolvimento de projetos e produtos de design para o meio digital interativo”, afirma a profa. Rachel.

Confira mais sobre o trabalho “La Muerte Ilustrada”:
www.lamuerteilustrada.com