Tony Blair fala sobre desafios para a educação em palestra da Anhembi Morumbi e Laureate International Universities

0h00

Ex-primeiro-ministro britânico participou de evento no dia 26 de outubro e ressaltou a importância do ensino para o crescimento do país

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair esteve na Universidade Anhembi Morumbi no dia 26 de outubro, a convite da instituição de ensino e da Laureate International Universities. No evento, que contou ainda com a presença da senadora Marina Silva, do senador Eduardo Suplicy, do secretário de educação de São Paulo, Alexandre Schneider e do candidato do PV ao Senado, Ricardo Young, o ex-primeiro-ministro falou sobre a importância da educação para o desenvolvimento do País e dos principais desafios para o setor no cenário atual. O encontro foi transmitido mundialmente para todas as universidades da Rede Laureate, que reúne 600 mil alunos, mais de 50 instituições, em 24 países.

Durante sua palestra, o ex-primeiro-ministro ressaltou alguns pontos que considera primordiais para o desenvolvimento da educação, entre eles inovação, comprometimento, qualidade e oferta ampla, para todos de forma igualitária. “O compromisso com a educação diz muito sobre um país. Nenhuma nação que queira ter sucesso, conseguirá se não colocar a educação no topo de sua agenda de prioridades”, afirmou.

Segundo o ex-primeiro-ministro, os desafios para o setor no Brasil são os mesmos encontrados em outros países. “Examinando a situação do Brasil vemos que as matrículas, a alfabetização e as pesquisas acadêmicas estão aumentando, mas ainda tem muito a ser feito”.
Na última parte do evento, Blair respondeu às perguntas de três estudantes da Universidade presentes na plateia. Em uma das questões, enviada pela aluna Marisa Prado, o ex-primeiro-ministro falou sobre a relação entre sustentabilidade, educação e igualdade social. “Acredito que existe uma confluência entre esses temas. Percebemos que a educação é a principal responsável para essa conscientização sobre a importância da questão do meio ambiente, além de ser o melhor meio de acabar com a desigualdade social”, concluiu.

Experiência internacional
O CEO e vice-reitor da Anhembi Morumbi, Ricardo Grau, iniciou o encontro ressaltando a importância da visita. “É uma honra receber Tony Blair e ter o privilégio de compartilhar um pouco de sua experiência internacional na área”, afirmou. “O Sr. Blair inspirou muitos dos princípios da Rede Laureate”, explicou Luis López, CEO da Laureate, durante a abertura do evento.

Em seguida, Gabriel Mário Rodrigues, reitor da Universidade, falou sobre o cenário da educação superior no Brasil, no qual apenas 13% da população têm acesso à universidade e 75% são atendidos pela rede particular, evidenciando a importância do ensino privado na formação dos jovens. “Não é possível pensar num mundo globalizado e em desenvolvimento sustentável sem pensar nos desafios de oferecer educação de qualidade para todos. Para atender às necessidades culturais, econômicas e sociais da sociedade atual é necessário oferecer uma educação superior ampla, focada no mercado de trabalho”, concluiu Gabriel Mário Rodrigues.

Sobre Tony Blair
Tony Blair ocupou o cargo de Primeiro Ministro Britânico durante 10 anos (1997 até 2007). Atualmente, Tony Blair trabalha no Oriente Médio como representante, ajudando os palestinos a preparar o Estado, como parte do esforço da comunidade internacional para garantir a paz. Ele fundou a Tony Blair Faith Foundation para promover o respeito e a compreensão entre as religiões e incentivar a fé como uma força para o bem no mundo moderno. Tony Blair continua atuando em questões como a África e a mudança climática, incluindo o trabalho em projetos com o governo de Ruanda, Serra Leoa e Libéria, nos quais aconselha os presidentes Kagame, Koroma e Johnson Sirleaf respectivamente, em assuntos políticos e investimentos, com um time de sua equipe trabalhando em tempo integral nos três países.