Tese de doutorado de docente da Universidade Anhembi Morumbi é publicada em revista internacional

10h54

Com o tema ‘A vivência dos docentes na simulação clínica inserida no ensino: desafios, dificuldade e conquistas’, a Tese de Doutorado da Coordenadora do centro de simulação e laboratórios da ECS da Universidade Anhembi Morumbi, Ana Paula Quilici, foi publicada no IJME – International Journal of Medical Education, uma das mais bem conceituadas revistas da área médica. Para ser publicado, o artigo passou por análise dos profissionais da revista que avaliaram, entre outros itens, a metodologia utilizada na pesquisa e a relevância para a literatura internacional.

Segundo a professora Ana Paula, o ideal de quem defende um doutorado é vê-lo publicado. “Como pesquisadora e docente, é uma satisfação enorme ver um trabalho reconhecido e publicado para consulta internacional, em um banco de pesquisa”, comemora.

O objetivo da tese era entender por meio de pesquisa o que os docentes pensavam da simulação inserida no currículo e as reais dificuldades de trabalhar essa proposta. A conclusão do trabalho é de que é uma ferramenta muito importante que contribui no processo de aprendizado do aluno, mas com desafios. Um deles é o preparo da aula que requer uma logística muito mais elaborada e que demanda tempo.