Terceira turma da Escola de Medicina participa da Cerimônia de Compromisso de Honra da Anhembi Morumbi

0h00

“Não façam da Medicina um objetivo a ser alcançado apenas daqui a seis anos. Façam da Medicina um objetivo a ser vivido agora”. Com essas palavras, o aluno veterano Daniel de Almeida Pires saudou a terceira turma da Escola de Medicina Anhembi Morumbi durante a Cerimônia de Compromisso de Honra, que aconteceu no dia 22 de fevereiro de 2010, no campus Centro.

Com a presença do Conselho Médico Consultor da Escola de Medicina e uma mesa composta pelo prof. Gabriel Mário Rodrigues, reitor da Universidade; Ricardo Grau, CEO e vice-reitor; profa. Josiane Tonelotto, pró-reitora Acadêmica; dr. Sergio Timerman, diretor da Escola de Medicina e das Escolas de Ciências da Saúde; profa. dra. Karen Abrão, coordenadora do curso de Medicina; dr. Francisco Gutierrez, vice-presidente de Ciências da Saúde da Rede Internacional de Universidades Laureate, e pela senadora Marina Silva, a cerimônia teve o objetivo de reforçar o compromisso ético profissional que os futuros médicos exercerão desde o início da formação acadêmica e celebrar, oficialmente, o início das aulas.

A profa. Josiane Tonelotto agradeceu aos pais pela confiança depositada na Universidade e afirmou o compromisso da Instituição de oferecer ensino de alto nível. “Meu propósito é zelar para que os alunos encontrem aqui o conteúdo necessário para serem ótimos profissionais”, reforçou. “Queremos formar médicos que estudem por toda a vida. A aprendizagem médica ultrapassa os seis anos de graduação”, complementou a profa. Karen Abrão.

O reitor Gabriel Mário Rodrigues ressaltou a importância do trabalho a ser desenvolvido pelos futuros profissionais e, relembrando as palavras da profa. Josiane, confirmou que a Anhembi Morumbi irá prover todas as habilidades e conhecimentos necessários para o desenvolvimento profissional dos alunos.

Senadora Marina Silva explica o porquê de o Meio Ambiente estar diretamente ligado à saúde
Senadora Marina Silva explica o porquê de o Meio Ambiente estar diretamente ligado à saúde

Durante a Aula Magna sobre Saúde e Meio Ambiente, a senadora Marina Silva dissertou sobre a necessidade da conscientização ambiental para que haja desenvolvimento geral no mundo. Segundo a senadora, 30% dos recursos permanentes da terra já foram esgotados, fator que resulta em problemas diretamente ligados ao desaparecimento da vida na terra. “Ética é tudo aquilo que sustenta e promove a vida na terra”, completa Marina.

Após a apresentação da senadora, o evento teve continuidade com a entrega de jalecos aos alunos e, posteriormente, o pronunciamento do Compromisso de Honra do curso pelos estudantes, sendo conduzido pela a dra. Yvonne Capuano, membro do Conselho Médico Consultor

Alunos proferem, juntamente com a dra. Yvonne Capuano, o Compromisso de Honra
Alunos proferem, juntamente com a dra. Yvonne Capuano, o Compromisso de Honra

O diretor da Escola de Medicina Anhembi Morumbi, dr. Sergio Timerman, aproveitou a oportunidade para alertar os alunos sobre a postura que deve ser adotada desde o início da graduação. “Um estudante de Medicina tem que enxergar o doente como alguém que precisa de ajuda e não como uma situação favorável para aprender algo novo”, explica. Acreditando também estar em compromisso de honra com os alunos, pelo fato de ser diretor da Escola de Medicina, dr. Sérgio finalizou dizendo que “ser médico é ser um pouco santo e um tanto herói”.

Em forma de homenagem aos pais e familiares que confiaram a formação acadêmica de seus filhos à Universidade Anhembi Morumbi, a Escola de Medicina finalizou a solenidade apresentando um vídeo dos melhores momentos da primeira semana de aula dos alunos calouros.

 Dr. Sergio Timerman ressaltou a importância da postura ética dos novos estudantes ao longo da profissão
Dr. Sergio Timerman ressaltou a importância da postura ética dos novos estudantes ao longo da profissão

Para Raimunda Medina, mãe da aluna Priscila Medina, essa é a concretização de um sonho antigo. “Foi uma batalha muito grande, porque a Priscila ficou três anos no cursinho”, relata Raimunda. “A Anhembi Morumbi é uma Universidade com excelente estrutura e acreditamos em todo o potencial da Instituição e de nossa filha”, finaliza.