SPFW – Inverno 2009: médico e pesquisadora falam sobre “Corpo e Tecnologia” no Lounge Anhembi Morumbi

0h00

Na tarde do terceiro dia da SPFW, o Lounge Anhembi Morumbi recebeu como convidados a pesquisadora dra. Suzana Avelar e o médico dr. Ronaldo Leão Abud para um conversa sobre “Corpo e Tecnologia”, que reuniu interessados das áreas de moda e saúde.

Dra. Suzana Avelar e dr. Ronaldo Leão Abud foram os convidados do Lounge Anhembi Morumbi na tarde de terça-feira
Dra. Suzana Avelar e dr. Ronaldo Leão Abud foram os convidados do Lounge Anhembi Morumbi na tarde de terça-feira

Suzana, que atualmente pesquisa sobre moda e novas tecnologias seguindo o viés das teorias da cultura, abordou questões como as tendências, a busca pela otimização do corpo e criadores de moda que subvertem alguns determinismos, observadas como sintomas da cultura através do corpo vestido.

“Já vemos a tecnologia na moda em nossa vida cotidiana, como nos vários modelos de tênis e na lã fria utilizada por esportista. Mas o mais importante é que já temos as novas aplicações em nosso imaginário”, disse a pesquisadora, em relação às criações apresentadas em slides, como computadores vestíveis, luvas com sensores, roupas que projetam imagens ou exalam perfumes, chegando mesmo a próteses, introjeções e manipulação genética para composição de vestimentas.

Dezenas de participantes puderam acompanhar a interessante conversa sobre "Corpo e Tecnologia"
Dezenas de participantes puderam acompanhar a interessante conversa sobre “Corpo e Tecnologia”

Fazendo uma conexão entre o desenvolvimento da moda com o bem-estar humano,  dr. Abud, especialista em cardiologia e clínica-geral e um dos cinco primeiros pesquisadores sobre medicina ortomolecular no mundo todo, lembrou que “nós nunca estamos felizes com o nosso corpo”, o que resulta em uma busca por formas e modelos que a sociedade conceitua como “bonitos”.

Segundo o especialista, “saúde só existe quando há um equilíbrio físico-psiquico-químico do organismo” e as doenças são diretamente relacionadas a hábitos, estilo de vida e alimentação. “Nos dias de hoje, é comum as pessoas não se alimentarem corretamente, por vários motivos, e isso causa a falta de elementos químicos essenciais para o funcionamento do corpo. Quando isso acontece, o processo de envelhecimento é acelerado e o paciente começa a sentir sintomas de doença sem estar doente”, explicou dr. Abud.

O tema abordado envolveu as áreas de moda e saúde
O tema abordado envolveu as áreas de moda e saúde

Para o médico, a moda influencia diretamente o comportamento das pessoas, podendo notar, inclusive, os estado de espírito de seus pacientes pela roupa que estão usando. “Sempre que algo mexe com a auto-estima da pessoa para melhor, isso tem a ver com saúde. Nesse sentido, quando uma pessoa veste uma roupa diferente e se sente bem é a moda contribuindo para a manutenção da saúde e do bem-estar”, explicou o médico.

Sobre essa relação entre moda e saúde, Suzana Avelar afirmou ser muito importante realizar a troca de conhecimento e contribuição entre as áreas. “Apesar da liberdade de criação, as pesquisas que interferem no corpo humano sempre são amparadas por discussões éticas entre as partes”, explicou.

Público pôde interagir com os palestrantes ao final do evento
Público pôde interagir com os palestrantes ao final do evento

Ao final do evento, os participantes puderam tirar dúvidas e trocar idéias com os convidados, além de saborear um coquetel servido pelos alunos de Gastronomia da Universidade. O Lounge Anhembi Morumbi segue com a série de encontros com personalidades de destaque até o último dia da SPFW, dia 23 de janeiro.

Equipe de alunos da Universidade Anhembi Morumbi foi responsável pelo coquetel servido aos participantes
Equipe de alunos da Universidade Anhembi Morumbi foi responsável pelo coquetel servido aos participantes