Sou de Algodão fecha parceria com a Universidade Anhembi Morumbi
2 / Setembro / 2024
Estudantes dos cursos de Moda serão beneficiados por projetos e ações que visam prepará-los para o mercado de trabalho em colaboração com a instituição
O movimento Sou de Algodão, iniciativa da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), fechou parceria com mais uma instituição de ensino, desta vez com a Universidade Anhembi Morumbi (UAM), localizada em São Paulo. A adesão está vinculada ao objetivo de expandir cada vez mais a atuação com estudantes de moda do Brasil, uma vez que a UAM faz parte de um grande grupo de instituições de ensino – a Ânima -, que, além de cursos de moda presenciais na capital paulista, realiza outros à distância, com alcance nacional.
A novidade beneficia diversos estudantes do curso de Moda, uma vez que a instituição atua em três campi – um localizado na Vila Olímpia, um na Av. Paulista e outro na Mooca. O objetivo da parceria é promover atividades que aprofundem o conhecimento dos futuros profissionais sobre toda a cadeia produtiva que envolve a fibra nacional, desde o cultivo da matéria-prima até o consumidor final.
Desde a sua criação, há oito anos, Sou de Algodão trabalha para ampliar a visibilidade e a importância do algodão brasileiro em todo o mercado. Em seu plano estratégico, estruturado em três pilares (promocional, negócios e informacional), todas as ações têm como objetivo promover novos olhares sobre a moda, tornando o algodão a matéria-prima de um futuro mais responsável.
A parceria com a UAM acontece após os projetos de divulgação do 3º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores na universidade, apresentados pela gestora de relações institucionais do Sou de Algodão, Manami Kawaguchi Torres, e o diretor artístico da Casa de Criadores, André Hidalgo, no ano passado. “Estamos muito animados com mais uma parceria do movimento. Expandir as ações do Sou de Algodão entre os estudantes de moda do país cumpre o nosso objetivo com a educação e com a promoção de uma moda mais transparente com toda a cadeia. É importante falarmos do algodão para os novos profissionais da moda, porque é uma matéria-prima que movimenta o mercado e que gera diversas oportunidades de negócios, além de transformar o consumo de roupas em um hábito mais responsável”, declara Manami.
Apresentar dados para os estudantes de moda reforça a grandeza da fibra e sua importância para o país. Em números, destacam-se informações como os 82% da última safra com certificação ABR (Algodão Brasileiro Responsável), que garante a responsabilidade socioambiental na produção; foram mais de dois milhões e meio de toneladas certificadas, na safra passada; 38 mil empregos diretos e formais, tendo 4.179 mulheres empregadas; e 92% da área de algodão ABR foi produzida em regime de sequeiro (quando as águas da chuva são aproveitadas e a lavoura não precisa de irrigação durante o desenvolvimento da cultura).
Para Deborah Serretiello, coordenadora de Grande Área (cursos nas áreas de Artes e Moda) da UAM, a parceria entre a universidade e o movimento é fundamental para que os alunos sejam incentivados a se aproximarem das marcas e dos movimentos de moda brasileira. “É importante que os jovens estabeleçam uma relação com toda a cadeia do setor de algodão e do Design de Moda por meio de processos criativos. Isso causa um estímulo no estudante para que ele estabeleça uma ponte entre a vida estudantil e o mercado de trabalho, que é enorme e super importante no Brasil”, destaca.
Com a parceria, o movimento pretende levar os estudantes à fazenda e à indústria, por meio de visitas guiadas, para conhecer de perto a produção do algodão brasileiro. Além disso, painéis de discussão com personalidades da moda e marcas parceiras, projetos acadêmicos tendo a fibra como ponto central, e oficinas que visam gerar uma experiência tátil e prática seguem no planejamento para 2024.
“Nosso trabalho com as universidades brasileiras está apenas começando. Estamos em busca de mais instituições de ensino que queiram se juntar ao Sou de Algodão. Vamos trabalhar unidos para transformar a moda nacional por meio do trabalho e da contribuição de todos“, finaliza Silmara Ferraresi, diretora de relações institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
Fonte: Abrapa