Seminário “A Era das Marcas”, promovido por alunos do MBA em Gestão de Marcas, movimenta o campus Vila Olímpia

0h00

Os alunos da 3ª turma de MBA em Gestão de Marcas da Anhembi Morumbi promoveram o seminário A Era das Marcas, que lotou o auditório da Vila Olímpia no dia 25 de junho de 2008.

O objetivo do evento foi promover a troca de informações e a discussão de assuntos relevantes ao estudo e desenvolvimento do Branding no País. Para discutir esse tema foram convidados o sócio-diretor do Grupo Cherto, Adir Ribeiro, e o presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Orlando de Souza, que apresentaram cases e informações relevantes à aplicação do Branding.

Adir Ribeiro traçou um breve panorama sobre o branding em redes de franquias e negócios e lembrou que os consumidores estão cada vez mais informados e, por este motivo, os profissionais precisam estar bastante atentos aos desejos do público.

Outro ponto bastante destacado pelo palestrante foi a questão da experiência de consumo. “É preciso criar uma conexão emocional com o consumidor, trabalhar a percepção do cliente”, disse ao apresentar o case de uma das maiores lojas de brinquedos do mundo, a FAO Schwarz, bastante conhecida pelo filme “Quero ser grande”, com Tom Hanks.

 Adir Ribeiro prendeu a atenção do público
Adir Ribeiro prendeu a atenção do público

 

A loja trabalha muito bem essa questão de experiência de consumo, pois vende verdadeiros sonhos para seus pequenos clientes. “Além de vender sonhos, ao criar um berçário para as bonecas, um salão de beleza, um restaurante, a FAO Schwarz lucra muito”, ressaltou. Ele citou também cases brasileiros, como Casas Bahia e Magazine Luiza. Mas ressaltou que para atingir esse nível de experiência de consumo, é preciso antes de tudo que os colaboradores entendam a causa, a missão da empresa.

Outras ações que ele julga fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento são: avaliar a integração dos canais, capacitar os colaboradores, trabalhar a marca de forma consistente, acreditar naquilo que se vende e ser diferente.

Orlando de Souza começou a sua palestra falando também sobre a experiência de consumo e surpreendeu o público ao borrifar um perfume sobre todo o auditório. “Vocês experimentaram esse perfume e muitos o reconheceram. Isso só aconteceu porque vocês já vivenciaram situações com ele. E é isso a experiência de consumo”, disse.

Ele falou sobre o projeto “São Paulo é tudo de bom”, que objetiva divulgar as qualidades da cidade dos negócios, mostrando aos turistas, e ao próprio paulistano, que a metrópole tem muitos atrativos.

Orlando de Souza falou das maravilhas da capital paulista 
Orlando de Souza falou das maravilhas da capital paulista 

 

Para o administrador Rogério Leme, que assistiu às palestras, o evento foi bastante elucidativo, tirando as suas dúvidas sobre o assunto e apresentando o conceito de branding que ele pouco conhecia. “Achei muito bom, porque esse conhecimento que obtive nesta noite poderá me ajudar muito em algum momento de minha trajetória profissional”, disse. Já para a publicitária Danielle Abrita, o encontro serviu para relembrar os conceitos que ela aprendeu durante a sua graduação e despertou seu interesse em fazer uma pós-graduação em Gestão de Marcas. “Foi incrível entender o que as empresas fazem para nos conquistar enquanto clientes”, destacou.

A coordenadora do curso, profa. Márcia Auriani, contou que o evento foi excelente, pois atingiu o objetivo de fomentar a área de Branding. “Grande parte do público era de empresários, que vieram adquirir conhecimentos para movimentar as suas empresas”, comentou. E concluiu dizendo que para os alunos, o seminário foi bastante enriquecedor, pois foi uma forma de participar da Universidade de maneira criativa e inovadora.

O público lotou o auditório da Vila Olímpia
O público lotou o auditório da Vila Olímpia

 

Para o aluno Daniel Galante o resultado do trabalho da turma foi bastante positivo. “Nós aceitamos o desafio da profa. Marcia, acreditamos e trabalhamos com muita sinergia. O resultado foi maravilhoso e a qualidade dos palestrantes garantiram o sucesso do evento”, disse.

O prof. Luis Antonio Vilalta, coordenador geral da Pós-Graduação Lato Sensu, parabenizou a profa. Marcia e toda a equipe de alunos, que trabalharam em harmonia na promoção do evento.