Secretário Municipal de Esportes ministra aula magna para alunos da Anhembi Morumbi

0h00

Com muito bom humor, o secretário Municipal de Esportes, Walter Feldman, esteve no Auditório Theatro Casa do Ator na noite do dia 20 de agosto para participar da aula magna sob o tema “Cidade e Esporte: O impacto dos eventos esportivos na sociedade”. A convite do Centro Esportivo juntamente com a Escola de Turismo e Hospitalidade, ele falou sobre a importância dos jovens na movimentação do universo esportivo, inclusive universitário, para a cidade de São Paulo.

Para iniciar o evento, a coordenadora do curso de Pós-graduação em Eventos e MBA em Gestão Esportiva, profa. Líbia Lender Macedo, fez uma apresentação sobre os Jogos Olímpicos em Beijing, na China, abordando características culturais e específicas do esporte e os impactos que o evento levou para o país sede das Olimpíadas. Com essa explanação, Líbia abriu a discussão sobre a relevância da Gestão Esportiva na sociedade em que o secretário teve a oportunidade de analisar esse mesmo aspecto na realidade local.

 Profa. Líbia Macedo abordou os impactos que as Olimpíadas causaram na China. Foto: Diogo Patroni/SEME
Profa. Líbia Macedo abordou os impactos que as Olimpíadas causaram na China. Foto: Diogo Patroni/SEME

 
Walter Feldman Iniciou a sua apresentação falando sobre as dificuldades que enfrentou enquanto estudante ativista na época da Ditadura Militar, e ressaltou a importância de os jovens de hoje, despertando assim o espírito jovem e transformador dos quase 400 estudantes que lotaram o auditório. “O esporte agrega conceitos fundamentais na sociedade como respeito, solidariedade, integração, diversidade, inclusão, cidadania e trabalho em equipe”, afirma.

Cerca de 400 alunos lotaram o auditório do campus Vila Olímpia
Cerca de 400 alunos lotaram o auditório do campus Vila Olímpia

 
O secretário pretende fazer de São Paulo a capital brasileira do esporte, aproveitando o potencial econômico e turístico que a cidade apresenta. A pretensão da Secretaria de Esportes é atingir 1% do valor do orçamento municipal. Atualmente a secretaria tem um orçamento de aproximadamente R$ 210 milhões e está investindo em diversas ações como a Virada Esportiva, o Programa AME – Amigos do Esporte, o Clube Escola, entre outros.

 Secretário Municipal de Esportes Walter Feldman durante a aula magna
Secretário Municipal de Esportes Walter Feldman durante a aula magna

 
Para a Diretora de Esportes da Anhembi Morumbi, Deborah Palma eventos como a visita do secretário e as atividades desenvolvidas pela Universidade na área esportiva, ajudam a conscientizar os alunos quanto ao papel importante do esporte na sociedade e os reflexos que ele proporciona no desenvolvimento pessoal de cada um. “O praticante de esporte desenvolve o trabalho em equipe, a liderança, a cooperação e isso reflete diretamente no trabalho profissional”.

No encerramento do evento, o secretário cedeu vinte ingressos para os alunos assistirem ao jogo de Palmeiras e Portuguesa, no dia 24 de agosto. Confira aqui a relação dos vinte ganhadores que assistiram em área nobre ao jogo no Estádio Municipal do Pacaembu.

JUP – Jogos Universitários Paulistanos
Ao final da palestra, os membros da Agência Experimental da Anhembi Morumbi, formado por alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda, entregaram um estudo que comprova a importância dos Jogos Universitários Paulistanos para o desenvolvimento do esporte dentro da Universidade, e consequentemente, na cidade.

 Os alunos da Agência Experimental entregaram os materiais sobre o JUP ao secretário. Foto: Diogo Patroni/SEME
Os alunos da Agência Experimental entregaram os materiais sobre o JUP ao secretário. Foto: Diogo Patroni/SEME

O secretário recebeu também um kit com o material de divulgação do evento e a camiseta oficial dos Jogos, que fez questão de vestir no ato do recebimento.