Revista Veja lança exposição inédita na Universidade Anhembi Morumbi

0h00
Alunos de Publicidade e Propaganda por todas as partes, até mesmo sentados no chão, com os olhos e ouvidos acompanhando atentamente cada palavra proferida. Assim ficou o Auditório Theatro Casa do Ator no campus Vila Olímpia, na noite do dia 13 de maio, durante a palestra sobre a exposição inédita dos 40 anos de propaganda da Revista Veja, exclusiva para a Universidade Anhembi Morumbi.

 O Auditório Theatro Casa do Ator ficou repleto de alunos e professores do curso de Publicidade e Propaganda durante a palestra
O Auditório Theatro Casa do Ator ficou repleto de alunos e professores do curso de Publicidade e Propaganda durante a palestra

O diretor-superintendente da revista, Cláudio Ferreira, fez questão de comparecer ao lançamento da exposição na Universidade acompanhado do diretor de Marketing da Veja, Ricardo Packness, um dos responsáveis pela seleção dos 200 anúncios já publicados nas quatro décadas da revista, que é o “carro-chefe” da Editora Abril.

 O diretor superintendente da Veja, Cláudio Ferreira, contou um pouco da trajetória e dos ideais da revista
O diretor superintendente da Veja, Cláudio Ferreira, contou um pouco da trajetória e dos ideais da revista

O professor do curso de Publicidade e Propaganda e vice-presidente da McCann Erickson, Ângelo Franzão, também pronunciou algumas breves palavras no evento, parabenizando a Anhembi Morumbi e a Editora Abril pela iniciativa, que apresenta um rico conteúdo para trabalhos e pesquisas dos alunos do curso.

 Da esquerda para a direita: o diretor-superintendente da Veja, Cláudio Ferreira; a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, profa. Luciane Bonaldo, e o vice- presidente da McCann Erickson, prof. Ângelo Franzão
Da esquerda para a direita: o diretor-superintendente da Veja, Cláudio Ferreira; a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, profa. Luciane Bonaldo, e o vice- presidente da McCann Erickson, prof. Ângelo Franzão

Cláudio Ferreira iniciou a palestra falando sobre as razões que levaram o empresário Victor Civita a criar uma revista nos meados dos anos 70, em um país em que o público não tinha tradição de ler periódicos. Para o fundador, se os brasileiros não tinham costume de ler, ele os ensinaria a gostar e a criar esse hábito. E foram essa garra e persistência que levaram a revista ao patamar de 3ª maior revista semanal de informação no mundo em tiragem, circulação e número de anunciantes.

 Após a palestra, Cláudio abriu para as perguntas dos alunos
Após a palestra, Cláudio abriu para as perguntas dos alunos

A ideia da exposição surgiu no ano passado, enquanto a equipe de Veja preparava a edição comemorativa de 40 anos e, nos levantamentos, foi constatado um grande número de anunciantes. Nesses anúncios foi possível observar como as propagandas mudaram durante esses anos, tanto na estética como no conteúdo e público-alvo.

 A diretora de Relações Institucionais da Universidade Anhembi Morumbi, Rosa Moraes, também conferiu a palestra e a exposição
A diretora de Relações Institucionais da Universidade Anhembi Morumbi, Rosa Moraes, também conferiu a palestra e a exposição

“Ao reunirmos as edições da revista e levantarmos os anúncios já publicados, nós percebemos que tínhamos em mãos um material riquíssimo que contava toda a história não só da propaganda, mas também do Brasil e das mudanças sociais, culturais, econômicas e comportamentais por meio dos anúncios. A partir disso, começamos a produzir esse material para produzir uma exposição e entramos em contato com o Ângelo Franzão para fazermos o lançamento na Universidade. É com muito orgulho que lançamos essa exposição aqui para, posteriormente, levar a outras universidades do País”, disse Cláudio.

 Os alunos visitaram a exposição ao final da palestra
Os alunos visitaram a exposição ao final da palestra

Para a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, profa. Luciane Bonaldo, essa exposição é muito importante, pois possibilita aos alunos o acesso à história da propaganda. “A Veja, que é o maior veículo de comunicação do País, está proporcionando base para que os alunos desenvolvam um trabalho analítico sobre como a propaganda evoluiu, da mesma maneira como a forma de pensar e criar a publicidade no decorrer dos anos”. Ela ressaltou ainda que os alunos realizarão um trabalho de iniciação científica baseado na exposição e que será apresentado ao público no segundo semestre de 2009.

A exposição é aberta a todos e pode ser visitada até o dia 10 de junho, no saguão de entrada da Unidade 5, no campus Vila Olímpia.