Publicidade e Propaganda: premiações abrem portas do mercado para alunos

0h00

Ingressar em um mercado de trabalho concorrido como o da publicidade pode ser um grande desafio para recém-formados. Mas excelentes oportunidades de reconhecimento profissional surgem ainda na graduação, em concursos universitários. “Em 2005 tivemos uma aluna classificada em 2º lugar no concurso Central de Outdoor, o que rendeu a ela um convite para trabalhar na Nestlé”, lembra a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, profa. Luciane Bonaldo.

Já em 2007, neste mesmo concurso, o Troféu Ouro Estudantil Nacional, principal prêmio do evento e concorrido por mais de 1.200 estudantes do Brasil todo, ficou com a Anhembi Morumbi.  Para Luciane, resultados como esses são importantes para apresentar os alunos ao mercado profissional, além de reconhecer a qualidade do curso de Publicidade e Propaganda.

Peça vencedora do Troféu Ouro no concurso Central de Outdoor, em 2007, produzida por aluno da Anhembi Morumbi
Peça vencedora do Troféu Ouro no concurso Central de Outdoor, em 2007, produzida por aluno da Anhembi Morumbi

Em outra importante premiação promovida pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), a Anhembi Morumbi se mantém, há dois anos consecutivos, entre os quatro finalistas, sempre como destaque em alguma categoria. “É um concurso muito reconhecido, pois os avaliadores são profissionais de destaque no cenário”, explica a coordenadora, ressaltando a importância dos resultados positivos para demonstrar o alinhamento da estrutura curricular com as expectativas do mercado.

O trabalho sobre a pizza Ceratti, inscrito por alunos em 2006, recebeu o prêmio destaque em Promoção e Merchandising e agradou tanto ao presidente da empresa que o grupo foi convidado a apresentá-lo também aos seus diretores da Ceratti. Esse foi um projeto que utilizou muito a comunicação integrada, uma disciplina que temos trabalhado no curso e é um diferencial importante”, diz a coordenadora.

Para que os alunos participem desses eventos, o incentivo é constante e tem total apoio por parte da coordenação e professores. Além disso, os estudantes contam com uma infra-estrutura de ponta disponível para a produção dos trabalhos, como laboratórios de informática, estúdio de gravação e a Agência Experimental.

“Atualmente, as grandes agências têm a Anhembi Morumbi como referencial na formação de profissionais de publicidade e propaganda, tanto que a maioria conta com algum talento formado aqui”, afirma a coordenadora do curso.

Trabalho produzido por alunos da Anhembi Morumbi, eleito como destaque em Criatividade e Ousadia, na premiação da APP, em 2007
Trabalho produzido por alunos da Anhembi Morumbi, eleito como destaque em Criatividade e Ousadia, na premiação da APP, em 2007

A última conquista em concursos da área foi no quadro “Me garanto”, do programa Mais Você, exibido pela TV Globo. “Em um processo que envolveu entrevistas com cerca de 40 alunos, de oito instituições convidadas de São Paulo e Rio de Janeiro, foram selecionados seis participantes. O único selecionado de uma universidade de São Paulo foi justamente da Anhembi Morumbi”, conta a profa. Luciane Bonaldo.

Na competição, uma espécie de reality show, os estudantes de publicidade e propaganda desenvolviam tarefas diárias, como jingles, peças gráficas e até mesmo atividade de vendas, sendo avaliados pelo público, que votava nos melhores desempenhos pelo telefone. Celso Loducca, renomado profissional e presidente da agência Loducca, participava como uma espécie de anjo, salvando um entre os dois participantes que obtiveram as notas mais baixas. Neste evento, o representante da Anhembi Morumbi terminou na segunda colocação.

Confira as últimas premiações de destaque conquistadas por alunos de Publicidade e Propaganda:

2008 – 2ª colocação no programa “Me garanto”, edição Publicidade

2007 – Prêmio Central de Outdoor
Troféu Ouro Estudantil Nacional

2007 – APP – Projetos Experimentais/TCC
Destaque em Criatividade e Ousadia

2006 – APP – Projetos Experimentais/TCC
Destaque em Promoção e Mershandising

2006 – Festival de Cinema de Gramado
Melhor filme publicitário