Propriedade Industrial será tema de palestras na Universidade Anhembi Morumbi na próxima quarta-feira

0h00

Especialistas traçam um cenário sobre os principais aspectos relacionados a marcas, patentes e proteção judicial

A Escola de Negócios e Direito da Universidade Anhembi Morumbi realizará na próxima quarta-feira, dia 12, palestras sobre o panorama da propriedade industrial. Na ocasião, especialistas da área debaterão os principais aspectos relacionados a marcas, patentes, proteção judicial, modelo de utilidade e desenho industrial.
 
A propriedade imaterial tem sido, nos dias de hoje, fonte de intensos debates e pauta da agenda mundial, devido às perdas financeiras e econômicas causadas pela pirataria e outras formas de uso indevido de marcas e patentes. No Brasil o assunto ganha destaque e tem sido alvo de preocupação de especialistas, em virtude da baixa percepção da importância de se garantir e preservar os direitos de propriedade sobre uma marca ou patente.

Basta observar que a ampliação do registro de marcas e de patentes é um dos grandes desafios para o desenvolvimento do Brasil. Segundo dados da Organização Mundial de Propriedade Intelectual (Ompi), o País dobrou o número de patentes internacionais registradas entre 2005 e 2009. No entanto, continua com uma baixa representatividade em relação a outras economias. Apesar do crescimento nos últimos anos, o Brasil é responsável por apenas 0,3% dos registros internacionais de patentes.

O advogado Rafael Marinangelo, professor do curso de direito da Universidade Anhembi Morumbi e membro da Comissão de Propriedade Intelectual do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP), falará sobre “As Marcas e outros sinais distintivos”. O evento também contará com a palestra “Patentes de Invenção, Modelos de Utilidade e Desenho Industrial” de Lucas Gaiarsa, pós-graduado em Propriedade Industrial pelo Centre d’Etudes Internationales de la Propriété Industrielle (CEIPI), na França. O debate será realizado no Campus Avenida Paulista, a partir das 19h30.