Projeto Restaurante-Escola forma sua 12ª turma

0h00

A 12ª turma do projeto Restaurante-Escola se formou no dia 24 de fevereiro de 2010. A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de São Paulo e contou com a presença de representantes das entidades envolvidas na iniciativa.

O projeto surgiu em 2004, com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para o ingresso no mercado de trabalho da alta gastronomia, para atuarem em atendimento de salão, bar e cozinha. O curso tem duração de sete meses e, nesse período, os jovens têm aulas teóricas, como também podem vivenciar na prática a experiência do trabalho em restaurante.

 Alunos celebraram a conquista
Alunos celebraram a conquista

 

O Restaurante-Escola é organizado, gerenciado e operacionalizado pela Fundação Jovem Profissional, que também é responsável pelo atendimento direto e pelo processo de aprendizagem no serviço do restaurante. Além disso, a iniciativa conta outros parceiros, como a Universidade Anhembi Morumbi, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), o Projeto Nós do Centro, a União Europeia e a Secretaria Municipal do Trabalho.

A Universidade é responsável pelas aulas teóricas, que são desenvolvidas por professores do curso de Gastronomia e que acontecem nas instalações do Restaurante-Escola, na Câmara Municipal, ou nas cozinhas dos ambientes de aprendizagem da Anhembi Morumbi.

Nova turma
As inscrições para a nova turma do Restaurante-Escola  acontecerão nos dias 5 e 9 de abril, na sede da Fundação Jovem Profissional. As vagas são direcionadas a jovens entre 17 e 20 anos, residentes da cidade de São Paulo há mais de dois anos, cuja renda familiar dividida pelo número de integrantes da família não ultrapasse meio salário mínimo.