Projeto Repórter Universitário inova em forma, conteúdo e processo de produção

0h00

Por prof. Alexandre Possendoro

O “Repórter Universitário” – que reúne reportagens produzidas pelos alunos da Escola de Comunicação, exibidas no canal Band News, da Rede Bandeirantes de Televisão –, é um projeto idealizado e executado pela nossa Escola de Comunicação, em parceria com a Band News, que busca inovar a maneira de fazer telejornalismo, tanto na forma das reportagens, quanto na abordagem dos conteúdos trabalhados – e também no processo de produção das matérias.
 
Inovação na forma – O projeto estimula o estudante a experimentar novas “estruturas telejornalísticas” de matérias, deixando-o mais livre para a criação do formato da reportagem. O objetivo é orientar os alunos a tentarem não se limitar ao tradicional esquema “off, passagem do repórter e sonora”, buscando assim matérias que enfatizem mais as entrevistas realizadas, a vivência e a narrativa do repórter dentro da pauta e o uso de efeitos de edição e efeitos gráficos/visuais.
 
Exemplo disso foi uma recente reportagem de jornalismo cultural sobre “pin-ups”, fenômeno cultural que está sendo retomado na cultura pop das grandes cidades, na qual a estudante fez a “passagem do repórter” de uma forma totalmente fora da maneira tradicional, encarnando, ela própria, uma “pin-up”.
 
Inovação no conteúdo – Além disso, há também uma inovação na maneira de abordar os temas que vão compor as reportagens, ou seja, na forma de trabalhar as pautas. A idéia é estimular os alunos a “fugirem” das pautas “factuais” já cobertas diariamente pela grande mídia e apostarem em pautas de relevância social, mas que não aparecem, cotidianamente na mídia, assim como jogar luz em personagens importantes/relevantes/interessantes, mas que estão fora da grande imprensa.
 
Exemplo disso foi uma recente reportagem sobre “procrastinação”, defeito das pessoas de adiar tudo para depois ou outra recente matéria sobre “Guia turístico de cemitérios em São Paulo”.
 
Inovação no processo de produção – A outra forma de inovação foi a iniciativa de reunir em torno do projeto professores e alunos de todos os cursos da Escola de Comunicação (Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Rádio e TV, Cinema e Produção Editorial), criando assim um ambiente multidisciplinar, feito da soma de diversos conhecimentos diferentes, que acabam enriquecendo todo o processo. Dentro desse contexto, os alunos fazem tudo: são os produtores, os repórteres, os editores e os cinegrafistas.