Projeto Integrar Arte & Vida e técnico Bernardinho se apresentam na Universidade

0h00

Na noite do dia 8 de dezembro, a Universidade Anhembi Morumbi foi palco para as comemorações dos resultados positivos alcançados pelo projeto Integrar Arte & Vida, coordenado pela ANE (Associação Nacional de Esportes) e patrocinado pela Fundação Carrefour e a Petrobras. Passados quase dois anos de sua criação, o Projeto atende hoje cerca de mil crianças e adolescentes de escolas municipais da baixada santista, oferecendo diversas atividades esportivas e culturais.

 Da esquerda para a direita: o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho, a diretora de Esportes da Universidade Anhembi Morumbi, Deborah Palma e o coordenador dos Programas de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade, prof. Luis Antônio Vilalta
Da esquerda para a direita: o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho, a diretora de Esportes da Universidade Anhembi Morumbi, Deborah Palma e o coordenador dos Programas de Pós-graduação Lato Sensu da Universidade, prof. Luis Antônio Vilalta

O evento, que aconteceu no Auditório do campus Centro na Universidade, foi marcado pelas apresentações das atividades promovidas com os beneficiados nas cidades de Santos e Guarujá, com aulas de dança, esportes e coral infantil.

 Alunas do Projeto apresentaram um número de dança cigana
Alunas do Projeto apresentaram um número de dança cigana

Estiveram presentes no evento autoridades como o presidente do Conselho Consultivo da Escola de Estudos Universitários da Universidade Real Madri e coordenador do curso de Educação Física: Atividade Física e Esporte da Universidade Anhembi Morumbi, Ricardo Prado, o secretário Especial de Participação e Parceria da Prefeitura Municipal de São Paulo, Ricardo Montoro, a prefeita eleita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, e a representante do Carrefour, Renata Moura.

 A apresentação de dança "Emília" agradou muito a platéia
A apresentação de dança “Emília” agradou muito a platéia

Também marcou presença no evento o diretor acadêmico da Escola de Estudos Universitários da Universidade Européia Real Madri, Álvaro Merino, para selar uma nova parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, que trará muitos benefícios aos acadêmicos.

 O coral composto por 60 vozes interpretou canções natalinas
O coral composto por 60 vozes interpretou canções natalinas

O presidente da ANE e ex-jogador de vôlei, Alcídio Michael Ferreira de Mello, exibiu o vídeo institucional do projeto na abertura do evento e fez os agradecimentos aos patrocinadores e colaboradores que possibilitam a concretização dessa iniciativa.

O diretor de Esportes Sociais da ANE, Leonídio Pasquale, falou sobre as metas alcançadas em 2008 e apresentou as novas metas para 2009, que compreende a criação de mais quatro núcleos no litoral para atendimento a mais 600 crianças, criação de um gibi com os valores intrínsecos da educação e do esporte, entre outras.

 O técnico Bernardinho falou sobre a excelência e os desafios para buscar os melhores resultados constantemente
O técnico Bernardinho falou sobre a excelência e os desafios para buscar os melhores resultados constantemente

Além disso, o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardo Rezende, o Bernardinho – que é um dos padrinhos do Projeto ao lado dos jogadores de futebol Pelé e Marcel Desailly –, ministrou a palestra “A busca da excelência” para os convidados presentes.

Durante sua apresentação, o técnico Bernardinho falou sobre a conquista da excelência e dos obstáculos atuais para conseguir mantê-la. Para ele, isso só é possível por meio do diferencial competitivo e superação contínua, sendo que esses valores também são aplicáveis ao setor corporativo e até mesmo nas relações pessoais de cada indivíduo. No ambiente corporativo, ele ressalta que a valorização do fator humano é mais importante do que capital e tecnologia, pois somente pessoas motivadas e incentivadas a não entrar no comodismo podem conquistar vitórias e a auto-superação.

 Após a palestra, Bernardinho distribuiu autógrafos e tirou fotos com os fãs
Após a palestra, Bernardinho distribuiu autógrafos e tirou fotos com os fãs

A diretora de Esportes da Universidade Anhembi Morumbi, Deborah Palma, encerrou o evento sugerindo a reflexão sobre a palestra do técnico e lembrou que cada um tem uma função fundamental para contribuir com nossa sociedade. “A Universidade tem um importante papel com a sociedade e o esporte, como também é um importante instrumento para o desenvolvimento social. Temos a obrigação de fomentar e prestigiar projetos tão importantes como o da ANE, focado na educação por meio do esporte. O auditório cheio demonstrou que a sociedade compreende estes valores e sabe que a mobilização de cada brasileiro e de cada empresa conduzirá o Brasil a um patamar com menos desigualdades. A Universidade Anhembi Morumbi está engajada neste processo”.

Integrar Arte & Vida
O projeto Integrar Arte & Vida tem como objetivo central a promoção de atividades culturais de caráter formativo e educacional, que visam à ampliação do universo das crianças e adolescentes da cidade de Santos e Guarujá, no litoral paulista.

Por meio de atividades lúdicas e culturais, este projeto visa contribuir para a compreensão da arte como forma de expressão e comunicação presentes nos povos, percebendo a pluralidade cultural como direito de todos os grupos sociais. Tais atividades valorizam as manifestações culturais locais, ressaltando a arte como patrimônio, elemento fundamental e formador da identidade étnica e cultural. A partir de oficinas, os participantes exploram e experimentam diferentes técnicas, materiais, recursos, soluções, composições e meios que podem ser empregados na expressão, comunicação e apreciação do fazer artístico.

Este Projeto pretende auxiliar no processo de educação das classes mais desprovidas, buscando diminuir a situação de exclusão e risco social de crianças e adolescentes, favorecendo a construção de conhecimentos pessoais e sociais com aquisição e desenvolvimento de habilidades positivas, fundamentadas no equilíbrio emocional e ético.