Programa Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi realiza cerimônia de formatura do primeiro grupo de alunos

0h00

No dia 10 de dezembro foi realizada a cerimônia de formatura da primeira turma do programa de responsabilidade social Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi, em que 18 jovens empreendedores receberam o certificado de conclusão do curso de empreendedorismo social. O evento aconteceu no Restaurante-Escola São Paulo, na esplanada da Câmara Municipal, com a presença de representantes da Universidade, da Rede Internacional de Universidades Laureate e da International Youth Foundation.

Os 18 jovens empreendedores sociais certificados pelo programa Iam - Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi
Os 18 jovens empreendedores sociais certificados pelo programa Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi

Emocionados, os formandos não contiveram a felicidade pela oportunidade que tiveram de participar do Iam e conquistar uma formação direcionada ao empreendedorismo, que favorecerá o crescimento de seus projetos.

“Aqui nós pudemos perceber que para nosso projeto social crescer, desenvolver, ganhar novos ares e expandir seus horizontes é preciso encará-lo com a seriedade de uma empresa, atento ao mercado e às demandas”, disse a formanda Wendy Palo, do Instituto Cultual Janela Aberta.

Prof. Gabriel Mário Rodrigues, reitor da Universidade Anhembi Morumbi
Prof. Gabriel Mário Rodrigues, reitor da Universidade Anhembi Morumbi

Na abertura, o prof. Gabriel Mário Rodrigues, reitor da Universidade Anhembi Morumbi, parabenizou os participantes do programa, afirmando que “são pessoas diferenciadas por serem capazes de materializar uma idéia e fazê-la viável”. Dante Iacovone, presidente da Rede Laureate – Região Brasil, lembrou da importância de projetos sociais voltados à juventude como instrumento de transformação. “Quando os jovens evoluem e se tornam bem-sucedidos, a sociedade como um todo se beneficia e o País prospera”, afirmou.

O presidente da International Youth Foundation, Bill Reese, falou sobre os objetivos da fundação e enalteceu a iniciativa dos formandos. “Entendemos que os jovens não são apenas os líderes de amanhã, afinal já estão liderando hoje diversos programas comunitários, e vocês são exemplos vivos de uma liderança moderna, progressista e humana. Celebramos vocês e a Universidade Anhembi Morumbi e esperamos um futuro melhor pelas suas ações”, concluiu.

Dante Iacovone e Bill Reese
Dante Iacovone e Bill Reese

Após as palavras iniciais, um vídeo produzido por alunos do curso de Rádio e TV apresentou depoimentos dos responsáveis pelo Iam e detalhes dos diversos projetos conduzidos pelos alunos, nas mais diferentes áreas.

Na seqüência, os jovens receberam o certificado de conclusão do curso e um prêmio de R$ 2 mil reais para o desenvolvimento do projeto. A aluna Rosiane Alves, do projeto de Combate à Verminose Infantil, já tem planos para utilizar a verba. “Com esse dinheiro poderemos focar mais o contato com a comunidade, com ações de integração”, explicou.

Em nome dos formandos, os jovens Rafael Bordon e Cecília Mendes Barros discursaram e agradeceram. “Essa foi uma oportunidade única em nossas vidas” disseram.

Entre o público presente estavam amigos, família e comunidade dos formandos
Entre o público presente estavam amigos, família e comunidade dos formandos

Ao final da cerimônia, os participantes puderam conferir o resultado de outros dois projetos sociais da Anhembi Morumbi. O coquetel oferecido foi preparado pelos alunos da Gastromotiva e servido por estudantes do Restaurante-Escola São Paulo, ambas iniciativas desenvolvidas com o apoio da Universidade.

O resultado do programa
Para a diretora de Responsabilidade Social da Anhembi Morumbi, Elisabeth Vargas, o programa Iam superou as expectativas. “Confesso que fiquei surpresa com o resultado”, afirmou. Segundo o coordenador de Responsabilidade Social, Maurício Homma, o desafio foi justamente trabalhar com um grupo diverso, com visões políticas e sociais diferentes e escolarização de um desnível muito grande, e estabelecer uma construção positiva do conhecimento.

Profa. Elisabeth Vargas, diretora de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi Morumbi
Profa. Elisabeth Vargas, diretora de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi Morumbi

“O final do curso, hoje, demonstra que o grupo está extremamente unido e que de fato formaram um grupo solidário, em que os diversos projetos conseguem estabelecer uma parceria de um ajudar ao outro, com uma proposta inclusive de formar os próximos jovens”, disse Homma.

Maurício Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi Morumbi
Maurício Homma, coordenador de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi Morumbi

João Victor Nascimento, do projeto Treme Terra, também destacou a integração e a troca de experiências. “Essa rede entre os projetos é o maior ganho nesse programa, pois começamos um intercâmbio entre atividades muito forte que só a Anhembi Morumbi pode proporcionar”.

Os alunos do projeto Treme Terra realizaram uma apresentação especial no evento
Os alunos do projeto Treme Terra realizaram uma apresentação especial no evento

A próxima edição do Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi abrirá inscrições no início de 2009 e contará com a participação de outras universidade da Rede Laureate, que acompanharão o processo para implantar o mesmo programa em suas regiões, e dos alunos da primeira turma. “Eles serão incorporados no curso para que possam contribuir com exemplos de experiência e dificuldade que tiveram”, lembrou o coordenador.

Para Wendy Palo, “a Anhembi Morumbi acredita que todo mundo pode transformar o mundo. É uma iniciativa excelente e espero que continue por muitos anos”, concluiu a formanda.

Clique aqui para conhecer os formandos e seus projetos sociais.