Profissionais de e-commerce realizam debate sobre publicidade online

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Representantes do Google Adwords, UOL, Grupo BuscaPé e E-bit reunidos no campus Avenida Paulista, para debater sobre as melhores ações de publicidade online. Foi assim a tarde do dia 28 de maio, no debate Café com Internet promovido pela WBI Brasil, empresa especializada em planejamento de marketing digital, em parceria com o curso de MBA em Gestão e Estratégia em Comércio Eletrônico da Universidade.

A edição do evento na Anhembi Morumbi teve como objetivo apresentar ao público participante os formatos de mídia online disponíveis no mercado atualmente, além de estimular o debate acerca das melhores práticas de publicidade online que as empresas podem fazer uso. 

 Os convidados debateram sobre a publicidade online e suas vantagens em relação às demais mídias
Os convidados debateram sobre a publicidade online e suas vantagens em relação às demais mídias

O evento contou com uma mesa-redonda composta pelo gerente de contas do Google Adwords no Brasil, João Carlos Pastore; o professor da Universidade Anhembi Morumbi e diretor de Marketing e Vendas da E-Bit, prof. Maurício Salvador; a gerente geral de Links Patrocinados do UOL, Ana Luiza Dieterich Murr; e o vice-presidente de Vendas do Grupo BuscaPé, Juan Quinteros. A mediação do debate ficou por conta do diretor de Marketing da WBI Brasil, Paulo Kendzerski.

 Comparaceram ao evento profissionais atuantes na área e interessados em saber mais sobre o assunto. Foto: Divulgação/WBI Brasil
Comparaceram ao evento profissionais atuantes na área e interessados em saber mais sobre o assunto. Foto: Divulgação/WBI Brasil

Para o coordenador do MBA em Gestão e Estratégia em Comércio Eletrônico, prof. Waldomiro Pereira Filho, o evento demonstra que a Universidade está alinhada com as novidades do segmento de e-commerce. “Os assuntos debatidos no evento são essenciais para gestores da área na obtenção de diferenciais competitivos no mundo web. Temas como estes são altamente divulgados no cenário internacional e, em São Paulo, a Anhembi Morumbi saiu na frente mais uma vez ao oferecer um curso de pós-graduação direcionado a esses profissionais”.

 O prof. Maurício Salvador falou sobre os diferenciais do MBA em Gestão e Estratégia em Comércio Eletrônico, oferecido pela Universidade
O prof. Maurício Salvador falou sobre os diferenciais do MBA em Gestão e Estratégia em Comércio Eletrônico, oferecido pela Universidade

O prof. Maurício foi o responsável por apresentar os cursos de pós-graduação voltados para o segmento e acrescentou ainda, que a Anhembi Morumbi é a única Universidade com um MBA em e-commerce do Brasil.  “Existem alguns cursos profissionalizantes no assunto, mas uma pós-graduação para formação de gestores em web commerce, somente a Anhembi Morumbi possui. Esse diferencial já é percebido pelo mercado de trabalho e tem atraído grandes nomes do segmento para o curso”.

Segundo uma pesquisa apontada pelo prof. Waldomiro, em abril deste ano, o jornal O Estado de S. Paulo divulgou um ranking no caderno de empregos com as profissões do futuro. Entre elas, ocupava a 3ª posição o profissional de e-commerce.  Portanto, para ele, é de extrema importância eventos para divulgar e qualificar os profissionais da área. “Esse evento é, sem dúvida, um excelente meio para a divulgação de novas estratégias para web commerce, pois traz novidades e fortalece o nosso posicionamento num mercado novo e com crescimento significativo nos últimos anos”.

 O mediador Paulo Kendzerski levantou questões atuais para iniciar o debate entre convidados e presentes
O mediador Paulo Kendzerski levantou questões atuais para iniciar o debate entre convidados e presentes

Após isso, o mediador abriu o evento explicando o mecanismo de funcionamento dos debates promovidos há oito anos pela WBI Brasil e garantiu: “sou o mediador hoje, mas tenho a intenção de provocar a todos para levantar novas questões”. Assim, Paulo questionou os presentes quanto à satisfação com a publicidade online que pagam atualmente e apenas uma pessoa se manifestou positivamente. Para ele, isso é um reflexo do mau planejamento do marketing online que não gera o resultado esperado pelos anunciantes. “Se um anúncio for posicionado e gerenciado adequadamente na web, traz resultados muito positivos ao cliente, pois além de ter grande visibilidade, possibilita a alteração da linha de uma campanha a qualquer momento para melhor atender o público-alvo”.

A relação entre agências de publicidade e publicidade online
Outro ponto levantado foi referente a verba de campanhas publicitárias administradas por agências de publicidade que é destinada para a web. Embora até hoje sempre tenha sido o menor investimento em relação às demais mídias, os convidados concordaram que essa é uma realidade que está mudando dentro das agências, pois a cada dia mostra-se mais importante as vendas por meio de mídias online. “Muitas agências não fazem anúncios na web por não ter um profissional especializado. Mas a necessidade de buscar uma mídia online está fazendo com que as agências mudem de postura em relação a isso e invistam mais”, afirmou João Carlos.

Por outro lado, Paulo ressaltou que ainda é muito comum o serviço de mídia online ser terceirizado por uma agência de publicidade. “Culturalmente, ainda é difícil mudar a forma de investimento das empresas em publicidade online, porque a maior parte da verba de propaganda ainda é direcionada para mídias tradicionais. Mesmo com os milhões de acessos diários à internet e considerando o fato de que muitas pessoas passam a maior parte do tempo na frente de um computador, ainda não são tão expressivos os investimentos no setor. É preciso uma mudança de valores em relação à mídia online por parte das agências”.