Professores e ex-aluno da Anhembi Morumbi marcam presença no 3º Salão do Turismo, do Ministério do Turismo

0h00

Representada pelo prof. Davis Gruber Sansolo, docente do Mestrado em Hospitalidade, prof. Luiz Renato Ignarra e o ex-aluno Ricardo Shimosakai, ambos do curso de Turismo, a Anhembi Morumbi marcam presença no 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. O evento acontece de 18 a 22 de junho de 2008, no Parque Anhembi (SP).

Promovido pelo Ministério do Turismo, o Salão divulga e comercializa roteiros turísticos desenvolvidos segundo as diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil. E, nesta edição abrigará a Mostra de Manifestações Artísticas, cuja programação inclui cerca de 80 apresentações.

O prof. Davis Sansolo ministrará palestra sob o tema “Conceituação do Turismo Comunitário e experiências no Brasil”, que objetiva ressaltar a diversidade de experiências turísticas no País, como as áreas indígenas, de pescadores, entre outras. Além de apresentar um breve conceito do turismo comunitário. O assunto é decorrente de um projeto de pesquisa que o professor desenvolve há mais de dez anos e que passou a fazer parte do interesse do Ministério do Turismo.

Ele conta que o convite veio do próprio Ministério, o que é uma verdadeira prova de reconhecimento de seu trabalho. E comenta que a Anhembi Morumbi teve um papel fundamental nessa trajetória de desenvolvimento da pesquisa. “O apoio da Universidade foi muito importante para amadurecer o trabalho, pois ela proporcionou todo o espaço necessário para isso”.

Para o prof. Luiz Ignarra, ter sido selecionado para palestrar no evento é sinal do prestígio que a Anhembi Morumbi desfruta no setor de turismo. “O Salão de Turismo é o principal evento que congrega o poder público federal, estadual e municipal de turismo, as empresas privadas do setor, as ONGs que têm relação com o turismo e a comunidade acadêmica”, explica.

O professor conta que o Salão é uma ferramenta que faz do turismo um instrumento de desenvolvimento, de geração de renda e emprego e de mitigação da miséria. “Trata-se do programa carro chefe do Ministério do Turismo e que tem por objetivos principais a descentralização dos fluxos turísticos, notadamente para as regiões mais deprimidas economicamente”, diz.

Sua palestra, “A Política da Regionalização do Turismo e os Investimentos da Iniciativa Privada na Promoção dos Roteiros Turísticos”, deriva de um processo de pesquisa de vários meses, em que procurou comparar os destinos turísticos propostos no programa do Ministério com os destinos que as operadoras turísticas anunciam nos cadernos de turismo da imprensa. O que se pretende mostrar e discutir é a diferença que existe entre o que o Governo quer promover e o que a iniciativa privada está efetivamente promovendo.

Ricardo Shimosakai comenta que participar do Salão é uma experiência bastante agradável. “Ter a oportunidade de falar no Núcleo de Conhecimento sobre um tema que tem ganhado reconhecimento da sociedade e do trade turístico é bastante gratificante, ainda mais pensando que nos anos anteriores estava como público e agora estou como palestrante”.

O ex-aluno tratará do assunto Acessibilidade e Turismo, baseado em seu Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Cidadania para pessoas em cadeira de rodas”, onde originalmente trata da acessibilidade em Centros Culturais na Zona Oeste de São Paulo. “Apesar do título citar a pessoa cadeirante, também falarei de outros tipos de deficiência, usando casos reais acontecidos comigo e com outros colegas com deficiência, para ilustrar como identificar problemas e criar soluções no turismo para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, ou seja, Turismo Adaptado”, esclarece.

Ele diz que a Anhembi Morumbi possui diversos profissionais de qualidade em toda sua estrutura, dando boas condições de se desenvolver academicamente e profissionalmente. “Apesar de ter concluído meu curso de graduação, não deixei de freqüentar a Universidade, pois o vínculo de amizade que criei com professores, funcionários e alunos de diversas turmas ainda me traz muitos benefícios. Além disso, a Anhembi Morumbi também promove diversos eventos abertos, entre cursos e palestras, que procuro comparecer”, completa.