Professor Maurício Monteiro recebe prêmio pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Artes

0h00
O professor do curso de Rádio e TV da Universidade Anhembi Morumbi, prof. Maurício Monteiro, recebeu o prêmio da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) como um dos melhores artistas de 2008, na categoria Literatura – Ensaio, com o livro “A Construção do Gosto – Música e Sociedade na Corte do Rio de Janeiro – 1808 a 1821”.

Feliz e surpreso com a premiação, o professor comemora o sucesso alcançado por meio de uma longa pesquisa sobre a Música e a Sociedade na Corte do Rio de Janeiro, que resultou em um livro de 360 páginas. “A escolha pelo tema não foi aleatória. Eu defendo duas teses iniciais para o doutorado, sendo a primeira de que a América Latina inteira foi colonizada com música e a segunda que através da prática musical é possível identificar o estágio tecnológico e organizacional de uma sociedade. Pensei também em outra tese que consiste no estudo para levantar que foi exatamente no período de permanência da corte no Brasil ,que o gosto musical brasileiro que temos hoje foi construído. Para tanto, fui atrás de fontes manuscritas e impressas que pudessem indicar a minha suspeita”.

O livro é o objeto final de um trabalho detalhado que o professor Maurício fez em busca de embasamento para sua tese. “As pesquisas se deram ao longo de quatro anos aqui no Brasil e na Europa (principalmente França, Portugal, Áustria e Itália). Percorri vários arquivos onde pude encontrar diversas tipologias de fontes, sejam textuais, iconográficas e musicais. Em seguida, realizei o cruzamento das informações com uma vasta bibliografia abordando aspectos estéticos, históricos, sociológicos, musicais e imagéticos”.

O professor que já recebeu diversos prêmios por outros trabalhos, como o prêmio Jabuti por uma publicação conjunta sobre as festas na América Portuguesa e um prêmio da USP (Universidade de São Paulo) por um livro de poesias do Projeto Nascente, tem novos projetos em andamento para 2009. “Estou com o livro pronto ‘Timbres: o Corpo do som – História, trajetória e simbologias dos instrumentos de música’ e começo em breve a escrever o livro ‘Música e Linguagem: a metafísica e a semântica das sonoridades’, resultante das minhas aulas na Universidade Anhembi Morumbi. Ainda para esse ano também farei o livro infantil ‘Maria Laura, a música e o pé de bolinha azul’”.