Professor do curso de RTV lança livro sobre cultura do ouvir

11h49

Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Doutor em Teorias e Políticas em Educação, Carlos Eduardo de Almeida de Sá, ou Professor Edu, como é carinhosamente chamado por seus alunos, acaba de lançar seu primeiro livro “Uma Viagem de Descobrimento – A Cultura do Ver e do Ouvir e a Sala de Aula, pela editora Todas as Musas.

Segundo o autor, o título do livro é baseado em uma citação de Marcel Proust, segundo a qual “uma verdadeira viagem de descobrimento não é encontrar novas terras, mas ter um novo olhar”.

O autor do livro e professor da Universidade, docente Carlos Eduardo Almeida

O autor do livro e professor da Universidade, docente Carlos Eduardo Almeida

“Em uma sociedade que preza pelo visual, pelo excesso de imagens repetidas à exaustão nos mais diferentes tipos de telas – da TV aos smartphones – investiguei os caminhos da escuta, o aprendizado de posturas próprias para o ouvir, o encantamento e a curiosidade que caracterizam, ou deveriam caracterizar, o ambiente comunicativo/educacional de uma sala de aula. Em resumo, busquei no amplo repertório dos educadores as fontes para sustentar minhas inquietações, modificar minhas práticas, problematizar minhas próprias atividades e plantar sementes de uma postura educativa marcada também pela cultura do ouvir”, comenta o docente.

Capa do livro “Uma Viagem de Descobrimento – A Cultura do Ver e do Ouvir e a Sala de Aula”

Capa do livro “Uma Viagem de Descobrimento – A Cultura do Ver e do Ouvir e a Sala de Aula”

“Uma Viagem de Descobrimento – A Cultura do Ver e do Ouvir e a Sala de Aula” é uma excelente indicação de leitura para os professores que desejam enriquecer a experiência com seus alunos em sala de aula. O livro também chama a atenção dos leitores para o papel inferior da escuta em tempos pós modernos, o que pode empobrecer não apenas a comunicação, mas a própria convivência em sociedade e o desenvolvimento pessoal.

Parabéns ao docente por esta grande conquista!