Professor do curso de Aviação Civil participa do programa “A hora do Brasil”

0h00

O professor do curso de Aviação Civil na Universidade Anhembi Morumbi, prof. Volney Aparecido Gouveia, participou no dia 17 de outubro do programa “A hora do Brasil”, no canal 21, falando sobre a crise econômica atual pela qual o mundo atravessa, ao lado de outros profissionais que debateram sobre o tema.

 Professor Volney durante as preparações para entrar no ar
Professor Volney durante as preparações para entrar no ar

Em seu discurso, ele comentou que a crise econômica teve como epicentro o mercado imobiliário americano, cujo nível de inadimplência aumentou substantivamente e consequentemente, o número da inadimplência no pagamento de empréstimos. “A partir de 2001, os Estados Unidos adotaram a política de acelerar o ritmo de crescimento interno, proliferando a chamada ‘economia da prosperidade’ bem como as operações de crédito, inclusive aquelas chamadas de subprime (crédito sem garantias de pagamento)”, disse.

Segundo o professor, essa política fez com que os EUA aumentassem os juros internos, culminando no aumento de mutuários que passaram a ter dificuldades de honrar com seus compromissos financeiros. Com isso, vários bancos fecharam e o FED (Federal Reserve System) teve que intervir junto aos bancos de investimentos privados.

 Os participantes do Programa junto ao prof. Volney debateram sobre a crise econômica mundial
Os participantes do Programa junto ao prof. Volney debateram sobre a crise econômica mundial

“O contexto dessa crise econômica internacional aponta para a retomada do controle sobre a economia financeira global pelos Bancos Centrais, reestabelecendo seu papel de órgão regulador mais importante”, conclui.