Profa. Neide Neves, de Teatro, participa do IV Encontro do Corpo na Dança e no Teatro

0h00

A profa. Neide Neves, do curso de Teatro, participa do IV Encontro do Corpo na Dança e no Teatro – Técnica Klauss Vianna, entre os dias 2 e 7 de setembro, no Rio de Janeiro.

O evento reúne profissionais renomados do Teatro e da Dança, que se encontram com o público em mesas-redondas, palestras, workshops, apresentações performáticas, peças e documentário, em uma programação especialmente preparada para percorrer a trajetória de Klauss Vianna e seus desdobramentos (confira a programação).

Durante o encontro, a profa. Neide participa da mesa “Produção de conhecimento – família Vianna”, de um workshop sobre a técnica e, ainda, lança o livro “Klauss Vianna – Estudos para uma dramaturgia corporal”, que contempla a técnica do preparador. “Fui aluna de Klauss, Angel (sua esposa) e Rainer (seu filho). Desde os anos 80, Rainer e eu iniciamos um processo de sistematização do trabalho de Klauss, que hoje é chamado Técnica Klauss Vianna. Foi a partir da minha experiência nessa técnica como professora, dançarina e preparadora corporal que senti a necessidade de estudar este trabalho à luz de pesquisas contemporâneas, para embasá-lo teórica e cientificamente”, explica a origem do livro. “Não escrevi sobre a pessoa de Klauss, mas sobre alguns princípios fundamentais do seu trabalho”, completa.

 

 Capa do livro da profa. Neide Neves
Capa do livro da profa. Neide Neves

 
Ela conta que o trabalho de Klauss foi um marco na Dança e no Teatro brasileiros, pois sua atuação trouxe mudança de paradigmas no pensamento do corpo nessas duas áreas. E, para difundir esse trabalho e técnica, a professora mantém um Grupo de Pesquisa na Técnica Klauss Vianna, com outras profissionais que se dedicam, desde 2005, ao estudo e continuidade deste trabalho.

Os interessados em conhecer mais sobre a técnica podem acessar o recém-lançado site sobre o preparador www.klaussvianna.art.br.