Prof. Jofre Silva, coordenador do Mestrado em Design, participa de Simpósio de Fotografia e Audiovisual

0h00

O coordenador do Mestrado em Design, prof. Jofre Silva, participará do I Simpósio de Fotografia e Cultura Visual, entre 25 e 26 de setembro de 2008, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Como principal convidado do evento, o professor apresentará os resultados de pesquisas sobre a fotografia no design de hipermídia. “Ao voltar do meu PhD na Inglaterra, fiquei surpreso com o uso da fotografia no design de hipermídia desenvolvido na Anhembi Morumbi. Os projetos apresentavam histórias visuais complexas, com um tratamento estético sofisticado e uma dimensão conceitual experimental e poética. O envolvimento com estes trabalhos, por meio do Mestrado em Design, bem como dos cursos de Lato Sensu e de graduação, possibilitou alguns estudos, debates e artigos sobre o assunto”, conta e completa: “Assim, o simpósio pode ser visto como um espaço para discutir resultados provisórios desta investigação.”

Para o prof. Jofre, a relevância desta atividade está na parceria entre diferentes Programas de Pós-graduação Stricto Sensu, o que possibilita a troca de experiência que a CAPES estimula e recomenda. “Estamos também disseminando um projeto acadêmico único no País, pois o Design de Hipermídia da Anhembi Morumbi é pioneiro e reconhecido nacionalmente”, comenta o professor.

SOBRE O EVENTO
O I Simpósio de Fotografia e Cultura Visual está sendo tratado como o primeiro passo para reunir um grupo de pesquisadores interessados em discutir o papel da fotografia na cultura visual contemporânea. “O projeto começou com uma aproximação entre o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Artes da UDESC e o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Design da Anhembi Morumbi. Logo depois, a UNISUL conheceu a proposta e resolveu integrar o grupo também”, conta o prof. Jofre. A intenção do evento é publicar um livro com os resultados desta edição e preparar as bases para um segundo simpósio em 2009.

A programação é voltada a estudantes de graduação e pós-graduação, bem como professores, pesquisadores e profissionais interessados no tema. E oferece três palestras de convidados especiais, relatos de pesquisas e projetos desenvolvidos por professores e profissionais das instituições UDESC e UNISUL, bem como apresentação de portfólios.