Prof. Álvaro Gregório, do curso de Design Digital, participa de obra que concorre ao Prêmio Jabuti 2008

0h00

O livro “e-Desenvolvimento no Brasil e no mundo: subsídios e Programa e-Brasil”, organizado por Peter Knight, Ciro Campos e Maria Alexandra, é um dos 10 finalistas do Prêmio Jabuti 2008, na categoria Melhor livro de Economia, Administração, Negócios. A obra reúne textos de importantes pesquisadores e líderes no segmento de tecnologia da informação e comunicação, entre eles o prof. Álvaro Gregório, do curso de Design Digital da Anhembi Morumbi.

Na obra de 1008 páginas, composta por 40 capítulos elaborados por 61 autores, Gregório escreveu, junto com Vagner Diniz, sobre o uso de celulares e equipamentos portáteis como estratégia de comunicação e prestação de serviços pelo governo, chamado m-Gov, ou mobile government.

“Já executo projetos nessa área desde 2003 e agora, com conexões 3G e a ampliação da base instalada, pareceu um bom momento de colocar alguns princípios para o desenvolvimento de aplicações móveis. Nos países em desenvolvimento, o celular é o principal equipamento de comunicação interativa”, explica o professor.

De acordo com Gregório, para reverter a estagnação e reencontrar um caminho sustentável de crescimento econômico com modernização do estado e inclusão social, o Brasil precisa aproveitar os potenciais das novas tecnologias. “A obra apresenta propostas para a formação de um consenso nacional sobre uma visão do futuro alcançável e uma estratégia para torná-la realidade”, afirma.

Segundo o professor, o convite para participar da publicação surgiu em 2006 e  Peter Knight utilizou uma metodologia diferente para produzir o livro. “Ao invés de cada um escrever o seu capítulo e enviar para formar uma coletânea, o Peter reunia-nos aos finais de semana, no Projeto e-Brasil, onde trabalhávamos o conceito e opinávamos sobre cada seção, além é claro da responsabilidade de cada um em escrever seu capítulo”, lembra Gregório.

Sobre estar entre os dez finalistas na categoria Economia, Administração e Negócios do Prêmio Jabuti, considerado o grande prêmio da literatura brasileira, o professor diz ser emocionante e que todos os colegas autores estão comemorando essa classificação.

Relacionando o estudo sobre mobilidade, desenvolvido para  criação do capítulo no livro, à sua atuação docente na Universidade, Álvaro Gregório afirma que o curso de Design Digital apresenta disciplinas voltadas à criação de conteúdos, interfaces e aplicações para celulares e equipamentos móveis. “Não conheço outro curso de design que alcance essa abordagem, é um diferencial e uma agregação de valor, reforçando os princípios de inovação e criatividade da Anhembi Morumbi”, conclui o professor.