Primeira turma da Escola de Medicina participa da Cerimônia de Compromisso de Honra

0h00

A Escola de Medicina Anhembi Morumbi promoveu no último dia 22 de fevereiro a Cerimônia de Compromisso de Honra da primeira turma do curso de Medicina. Para celebrar esse momento único, estavam presentes familiares e amigos que vieram especialmente para prestigiar os futuros médicos.

A cerimônia, que contou com a presença do Conselho Médico Consultor da Escola de Medicina, simbolizou a responsabilidade e a ética da profissão que estes jovens passam a assumir, além de oficializar o início do ano letivo.

Para muitos, valeu a pena vir de estados distantes para concretizar a realização de um sonho. Foi o caso da aluna Isabela Pires Franco, que deixou a família no Pará para cursar a tão almejada faculdade de Medicina. Para a mãe, Valéria Pires Franco, o sacrifício compensará: “Estou muito feliz e confiante. Dá para perceber o compromisso que a Universidade tem com a formação de seus alunos”.

A aluna Isabela e sua mãe Valéria Pires Franco
A aluna Isabela e sua mãe Valéria Pires Franco

A mesa foi composta pelo prof. Gabriel Mário Rodrigues, reitor da Universidade; profa. Elizabeth Guedes, vice-reitora; dr. Sérgio Timerman, diretor da Escola de Medicina; dra Ana Zolner, coordenadora do curso de Medicina; dr. Francisco Gutierrez, membro da Rede Internacional de Universidades Laureate; Senador da República Tião Viana; dr. Walter Feldman, Secretário de Esportes; além de membros do Conselho Médico Consultor da Escola de Medicina Anhembi Morumbi.

O reitor prof. Gabriel Mário Rodrigues fez a abertura do evento e relembrou os esforços direcionados para a implementação do curso, elaborado de maneira a seguir à risca os padrões internacionais. “Tenho certeza que essa conquista fará da Universidade Anhembi Morumbi uma das melhores do Brasil”, conclui.

A cerimônia contou com a presença de ilustres convidados e do Conselho Médico Consultor
A cerimônia contou com a presença de ilustres convidados e do Conselho Médico Consultor

 

Depois de uma elucidação minuciosa do Senador da República Tião Viana sobre o histórico da saúde pública no Brasil, é chegado o momento esperado por familiares e futuros médicos: a entrega do jaleco branco. Emocionados, os alunos foram chamados ao palco para receber os cumprimentos dos membros da mesa e também o Compromisso de Honra, lido pela dra. Yvonne Capuano.

Aplaudido pelo auditório lotado, dr. Sérgio Timerman falou sobre o desafio e as responsabilidades que os profissionais da Medicina enfrentarão no futuro. “Devemos transmitir o ensino médico de maneira humanizada. Os parcos recursos disponíveis atualmente, além do aspecto da desumanização, são problemas graves a serem enfrentados. Nossos futuros profissionais serão os agentes dessa transformação social, cujo foco deve ser direcionado, principalmente, para a prevenção e humanização”, afirmou.

A primeira turma da Escola de Medicina Anhembi Morumbi proferiu o Compromisso de Honra, como símbolo do responsabilidade e ética da profissão
A primeira turma da Escola de Medicina Anhembi Morumbi proferiu o Compromisso de Honra, como símbolo do responsabilidade e ética da profissão

No encerramento, a vice-reitora profa. Elizabeth Guedes ressaltou a importância de mais um fator que agregará a formação de médicos com uma visão amplificada. “A convivência com alunos de outros cursos da área da saúde, como Nutrição, Enfermagem e Naturologia, complementarão a formação profissional dos alunos, proporcionando uma visão integrada e completa”, observou. Para finalizar, conclui: “por essa razão, temos hoje os melhores alunos, que conseqüentemente serão os melhores médicos de amanhã”.

Confira a matéria publicada na Gazeta Mercantil.

Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia.

Confira abaixo o vídeo da cerimônia.