Presidente Lula sanciona lei que define obrigatoriedade do ensino da música em escolas públicas brasileiras

0h00

A partir de agora, as escolas públicas de todo o País terão três anos para inserir no currículo da educação básica o ensino da música. É o que define a Lei nº 11.769, sancionada no último dia 18 de agosto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União.

Essa nova lei é aplicada para os ensinos fundamental e médio, mas as definições sobre em quantos anos o ensino de música será ministrado e com qual periodicidade vão caber aos conselhos estaduais e municipais de Educação, em parceria com os governos locais.

A proposta, de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que já determina o aprendizado de arte nos ensinos fundamental e médio, mas sem especificar o conteúdo.

Boas oportunidades para professores de música
Esse novo cenário da educação brasileira abre as portas para boas oportunidades àqueles profissionais que possuem uma formação adequada para atuar como docente de música, como a oferecida pela Universidade Anhembi Morumbi por meio do curso de licenciatura e bacharelado em Música Brasileira.

Essa inédita graduação no País ocupa-se da formação do professor de música, direcionada especificamente para a música do Brasil, com objetivos pedagógicos moldados segundo os padrões brasileiros e dirigidos para a escola brasileira, incluindo, portanto, a análise de um contexto histórico da música ocidental.

Além disso, o curso é centrado na prática musical e apresenta um repertório vivo e característico, com abordagem sobre aspectos históricos, diferenças regionais, formações instrumentais, danças e outros temas, de maneira a proporcionar uma visão aprofundada e ampla da música brasileira na atualidade.

O objetivo da graduação em Música Brasileira é proporcionar uma sólida formação musical, que inclui disciplinas prático-teóricas de estruturas musicais, com a prática instrumental (percussão, cordas e sopro), além da vocal (incluindo a prática coral).

Conheça aqui mais sobre a graduação em Música Brasileira da Anhembi Morumbi e os campos de atuação do egresso do curso.